Com o tema ‘Carnaval dos Carnavais’, prefeitura divulga operação para organizar maior festa de rua do planeta

Maior festa popular do planeta, o Carnaval de Salvador vai transformar a cidade num caldeirão de ritmos e de entre os dias 20 e 25 deste mês, período oficial da folia. Esses seis dias proporcionarão experiências inesquecíveis a baianos e turistas que curtirão o clima contagiante dos circuitos e dos desfiles dos trios elétricos, movendo a economia da cidade, e contarão com uma operação especial de serviços da Prefeitura.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), o Carnaval deve atrair 854 mil visitantes. O quantitativo é 6,7% maior do que o registrado no mesmo período em 2019. A expectativa é que a taxa de ocupação hoteleira chegue a 95% em Salvador, sendo 97% nos hotéis próximos aos circuitos do Carnaval. A movimentação econômica deve girar em torno de R$1,8 bilhão, decorrente dos gastos com a própria hospedagem, bebidas, alimentação, transporte, abadás, camarotes, roupas e acessórios.
No total, o Carnaval 2020 vai gerar 215 mil postos de trabalho temporários. Serão oportunidades em até 40 áreas de atuação em mais de 50 setores da economia. Somente na montagem, desmontagem e operação de estruturas para a folia, a exemplo dos camarotes, serão 20 mil vagas. No ramo artístico, ligado à indústria do espetáculo, serão 10 mil. Na hotelaria, 1,7 mil. No setor público, a Prefeitura terá 10 mil colaboradores atuando na organização da festa. Só para citar alguns exemplos.

Dos turistas que irão chegar a Salvador no Carnaval, 435,8 mil virão do interior da Bahia e 331,5 mil de outros estados, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais e Distrito Federal. Também desembarcarão por aqui 86,2 mil estrangeiros, oriundos principalmente da Argentina, França, Estados Unidos, Alemanha, Espanha e Inglaterra.

Confira nas próximas páginas como a Prefeitura de Salvador se preparou para a maior festa de rua do planeta. Será o último Carnaval da gestão do prefeito ACM Neto, que, desde 2013, procura resgatar a essência da festa: a democracia da pipoca.

SAÚDE

Para garantir assistência da população presente no Carnaval, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) contará com cerca de 1.500 profissionais durante o período da folia. Será montada uma estrutura de dez Módulos Assistenciais funcionando 24 horas nos circuitos oficiais da festa.

Essas unidades contarão com um total de 130 leitos para atendimento aos pacientes clinicamente instáveis, além da retaguarda do SAMU 192 e das emergências e hospitais. Além disso, serão 115 médicos na operação, bem como cinco equipes de cirurgia bucomaxilofacial.
Os postos tipo IV, com capacidade para 20 leitos, serão instalados em locais de maior concentração de foliões e, consequentemente, ocorrências. O tipo III oferecerá 15 leitos; o tipo II, 10 leitos; e o tipo I, cinco leitos. Todos contarão com área de estabilização, com equipamentos de suporte avançado.

Todos os módulos de saúde contarão com equipe multidisciplinar de médicos intervencionistas, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, apoio operacional, recepcionistas, higienizadores e digitadores. Ainda comporão o grupo assistencial cinco equipes de cirurgiões bucomaxilofacial, sendo dois móveis e três fixas, situadas nos módulos da Montanha, Adhemar de Barros e Farol da Barra.

No Circuito Mestre Bimba, o Centro de Saúde Sabino Silva será estruturado com cinco leitos de observação e um de estabilização, que funcionarão das 18h à 0h, do dia 22 a 25 de fevereiro, com equipe especializada no atendimento de urgência e emergência.
A equipe do SAMU funcionará em plantão de 24 horas, com 57 ambulâncias, 12 motolâncias, um helicóptero e uma “ambulancha”. Além disso, as UPAs e Pronto-Atendimentos da Prefeitura estarão funcionando para atender à população.

Vigilância Sanitária – A Vigilância Sanitária terá 10 praticáveis fixos espalhados pelos circuitos. O objetivo é otimizar a fiscalização dos carros de apoio e dos trios elétricos, camarotes, comércio formal e informal de alimentos. O trabalho dos fiscais visa evitar surtos alimentares e intoxicações causados pelo consumo de produtos sem as adequações sanitárias exigidas por lei.
Fique Sabendo – Outra ação importante promovida pela SMS, por meio da Vigilância Epidemiológica, será a de enfrentamento às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e AIDS. A estratégia do programa Fique Sabendo visa incentivar a detecção precoce das (DST’s) através da realização de testes rápidos.

Os serviços serão oferecidos gratuitamente ao público através de duas unidades a serem montadas em pontos estratégicos da folia: uma localizada na Praça da Piedade (das 9h às 21h, entre os dias 22 e 25 de fevereiro) e outra na Barra, na Rua Dias D´Ávila, próximo ao Farol (das 12 às 22h, entre os dias 22 e 25 de fevereiro).

TRANSPORTE

De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), o serviço de transporte coletivo de Salvador funcionará com frota total, englobando cerca de 400 linhas de ônibus e 2.300 veículos em três faixas horárias e atendendo conforme a demanda apresentada.

No período com menos usuários, das 5h às 13h, a frota das linhas atuará com 50% dos coletivos. De 13h01 às 21h, a frota vai operar com 60% dos carros. Já no horário de maior pico, das 21h às 5h, a Semob disponibilizará 70% da frota para atender aos foliões.

Das 400 linhas, cerca de 90 estarão em operação especial 24h horas, para garantir a oferta de transporte principalmente na madrugada. Isso acontecerá durante todos os dias da festa.

Para controle e fiscalização do transporte, a Semob ainda disponibilizará seis bases operacionais em pontos estratégicos, que contarão com cerca de 550 prepostos e 42 viaturas. As equipes trabalharão nas ruas e no Centro de Controle Operacional (CCO), em Amaralina.

Além disso, a Semob e a Transalvador manterão dois postos de informações aos usuários que já operam desde o último dia 20 de janeiro no Salvador Shopping e Shopping Barra.

A partir de quinta-feira (20), quando inicia o Carnaval, a secretaria ampliará o atendimento de 26 linhas até a Estação da Lapa, entre 0h até 4h, quando o metrô interrompe os serviços. Após esse horário, quando o metrô volta a operar, as linhas retomam seu atendimento normal. Foto: Iuri Santos / Repórter Hoje

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados