Candidaturas abertas para estudar na França em 2022; veja como se inscrever

Universidades francesas recrutam brasileiros para graduação e pós-graduação através de plataforma on-line

O Campus France Brasil, agência oficial do governo francês responsável pela promoção do ensino superior, recebe, até dezembro de 2021, as candidaturas de brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil para cursos de graduação e pós-graduação na França. A plataforma virtual permite que o candidato escolha mais de uma opção de curso, em instituições públicas ou privadas, aumentando as chances de admissão.

Para participar do processo seletivo, é preciso criar um dossiê eletrônico com informações sobre o percurso acadêmico e profissional, além de motivação e outros anexos. Os candidatos podem pleitear o ingresso no 1º ano da graduação ou realizar uma espécie de transferência, com ingresso no 2º ou 3º ano da formação. A inscrições também estão abertas para o 1º ou 2º ano da pós-graduação, o Master na França. A data limite para envio dos dossiês varia entre 14 e 23 de dezembro, em função do tipo de projeto.

As informações detalhadas sobre a quantidades de cursos que podem ser indicados, o calendário e o processo de candidatura estão disponíveis no site do Campus France Brasil.

Demanda crescente por cursos no exterior
Todos os anos, mais de 300 mil estudantes estrangeiros são acolhidos pelas universidades e outras instituições de ensino superior francesas. Segundo dados da Unesco, a França o 5º país do mundo que mais acolhe estudantes internacionais. O Brasil, representado por mais de 5 mil pessoas, é o primeiro país latino-americano e o 15º do mundo com mais presença nas universidades francesas.

Mesmo no contexto da pandemia, é notável o crescente interesse de brasileiros por formações superiores na França. Em 2021, houve um aumento de quase 40% do número de candidatos em relação à campanha de 2020.

A excelência do ensino francês aliada ao custo relativamente baixo dos estudos é um dos principais fatores de escolha dos alunos estrangeiros. Nas universidades e escolas públicas, parcialmente subsidiadas pelo governo, as taxas variam entre 400 e 3.770 euros anuais. Desde a aplicação, os interessados concorrem automaticamente a bolsas de exoneração parcial destas taxas, reduzidas a 243 euros, no máximo, por ano. Já nos estabelecimentos privados, o custo pode variar entre 5.000 e 16.000 euros anuais.

Com o visto de estudante de longa permanência, é possível trabalhar meio período. Os alunos das instituições francesas ainda têm acesso a restaurantes universitários, auxílio-moradia e planos especiais para transporte.

Bolsas de estudos
Além de todos os benefícios, estudantes internacionais também têm a possibilidade de pleitear bolsas de estudos. Concedidas por diferentes instituições, elas podem oferecer um auxílio mensal, descontos nas anuidades e outros benefícios.

Os brasileiros podem se candidatar a 122 bolsas, disponíveis no catálogo de bolsas do Campus France Brasil. Entre os programas, é possível destacar a bolsa de Master 2 e cofinanciamento de doutorado cotutela, da Embaixada da França no Brasil, bolsa Eiffel, bolsa IDEX Grenoble Alpes.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados