Evento histórico reconhece destaques da capoeira

Considerado um dos maiores eventos de reconhecimento à capoeira na Bahia, o Título de Guardião dos Saberes e Memórias da Cultura Africana e Afro-brasileira aconteceu na quarta-feira (20), no Centro Universitário Dom Pedro II, no bairro do Comércio. O propositor da cerimônia foi o vereador Luiz Carlos (Republicanos), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Capoeira na Câmara Municipal.

O evento reuniu capoeiristas, mestres, contramestres (as), professores (as) e simpatizantes desta arte. Segundo Luiz Carlos, o reconhecimento é um importante instrumento de motivação. “Nada melhor do que reconhecer em vida esses seis mestres que são homenageados pelos importantes serviços prestados a Salvador por meio da capoeira, que se tornou uma arte para a socialização e ressocialização das pessoas, com uma grande missão em educar, orientar e mudar a vida delas”, declarou.

Ao todo foram seis mestres homenageados: Brandão, Piloto, Saci, Itapoan, Xaréu e Bola Sete. Ainda receberam menção honrosa Dona Bena, Mestra Dandara, Mestra Brisa, Contramestra Sapeca e Mestra Lúcia Cigana, que se destacam no cenário educacional da capoeira.
“Com base nas histórias de cada mestre que recebeu esse título e da grande contribuição que todos deram para a fusão e proliferação dessa arte, esse título realmente é merecido”, disse a professora Cláudia Caxias, coordenadora do Centro de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação da Dom Pedro II.
O evento contou com apresentações de diversas atrações culturais, com participação da Associação Baiana de Capoeira Angola, do cantor Dado Brazzawilly e da Banda do Corpo de Bombeiros.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados