Hospital João XXIII recebe vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho

O Hospital João XXIII acionou o plano de catástrofe para receber as vítimas do rompimento da barragem do Córrego do Feijão. No início desta tarde, a barragem de rejeitos da Vale se rompeu em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O plano de catástrofe do hospital fechou a área de emergência para realizar atendimento exclusivo das vítimas da barragem. De acordo com o hospital, os paciente com menos gravidade foram transferidos e todos os profissionais estão mobilizados e preparados para receber um grande grupo de vítimas.

Até às 15h30, duas vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho haviam chegado ao Hospital Pronto-Socorro João XXIII. Conforme o hospital, trata-se de uma adolescente de 15 anos e uma jovem de 22. Elas estão conscientes, com quadro estável e em observação. Está marcada uma coletiva para às 16h desta sexta-feira com o diretor assistencial da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Marcelo Lopes Ribeiro.

Hospitais da Rede Fhemig estão oferecendo leitos ao João XXIII, entre eles, três leitos foram oferecidos no Hospital Eduardo de Menezes e seis leitos no Hospital Maria Amélia Lins. Outros hospitais da rede também se solidarizam. A Maternidade Odete Valadares, o Hospital Júlia Kubitschek, o Instituto Raul Soares e o Hospital Municipal de Contagem anunciaram que podem receber as vítimas também estão aptos a receber as vítimas da barragem.

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, por meio do Coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, emitiu um alerta à todos os comandantes, diretores e chefes da Região Metropolitana de Belo Horizonte, para manter os comandos em regime de sobreaviso, com o plano de acionamento devidamente atualizado, para possível empenho nas próximas horas, se estendendo para o final de semana.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) informou que imediatamente estruturou um comitê de crises e já disponibilizou toda a estrutura necessária para atender às eventuais vítimas. “A rede de Urgência e Emergência Estadual já está mobilizada e atuando. A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG) já ativou seu plano de contingência para múltiplas vítimas. Este plano prevê que o Hospital João XXIII, atue como unidade de referência para essas situações. Os pacientes já estão sendo encaminhados para a unidade hospitalar”, diz a nota.

Em nota, o Hospital João XXIII havia informado que haveria uma coletiva de imprensa às 16h, mas foi cancelada por falta de informações.(Estado de Minas) Foto: Pedro Lovisi/EM

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados