Sessão especial na Câmara homenageia 10 anos do Programa NEOJIBA

Na próxima segunda-feira (13), o programa NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) será homenageado pelos seus 10 anos com uma sessão especial às 19 horas, no plenário Cosme de Farias, na Câmara Municipal de Salvador. A sessão foi solicitada pela vereadora Marta Rodrigues (PT), por compreender a importância desse programa que utiliza o ensino e a prática coletivos da música como ferramentas de interação e de desenvolvimento social.

Atualmente, o NEOJIBA beneficia direta e indiretamente em torno de 4.300 crianças, adolescentes e jovens, a maioria em situações de vulnerabilidade social, se mostrando um exemplo inovador de política pública que mobiliza diferentes setores da sociedade. Foi criado em 2007, pelo pianista, educador, regente e gestor cultural Ricardo Castro. É uma ação vinculada à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Governo do Estado da Bahia e sua gestão é realizada por uma organização social, o Instituto de Ação Social pela Música (IASPM).

“A Câmara de Salvador não podia se isentar de homenagear esse programa que durante uma década tem somado às vidas de crianças e adolescentes, atuando em Salvador e na Bahia. O NEOJIBA não apenas soma, como transforma vidas. Foi um projeto idealizado pelo pianista Ricardo Castro que merece toda homenagem possível”, diz a vereadora.

Para o grande público, o resultado desse trabalho se revela na qualidade musical da Orquestra Juvenil da Bahia, a primeira formação orquestral que marca a fundação do NEOJIBA, que já realizou cerca de 200 apresentações para mais de mais de 160 mil pessoas, no Brasil, e sete turnês internacionais, nos Estados Unidos e em vários países da Europa. É constituída por adolescentes e jovens até 29 anos; todos atuam como multiplicadores, aliando sua formação musical ao trabalho de monitoria junto aos Núcleos, projetos parceiros e espaços comunitários da Região Metropolitana de Salvador.

A estrutura organizacional do NEOJIBA conta com um total de 12 núcleos, sendo um Núcleo de Gestão e Formação Profissional, localizado em Salvador, e 11 Núcleos de Prática Orquestral e Coral, sediados em cinco municípios do Estado. Através de uma ampla rede de parceiros locais, atua ainda em bairros da capital com Bases Comunitárias de Segurança e 36 municípios de 15 Territórios de Identidade do Estado.

“Foi um projeto pioneiro no Brasil, se constituindo em um programa que agrega a cultura, a educação e o desenvolvimento social, trabalhando a mediação entre as famílias dos beneficiários do programa e a rede de proteção social”, acrescenta a vereadora.

De acordo com o Programa, do total de cerca de 1.600 integrantes, na faixa etária 4 a 29 anos, que recebem atendimento direto nos 12 Núcleos do NEOJIBA, 80% estão na faixa etária entre 04 e 17 anos, 85% se autodeclararam pardos ou negros, 71% são estudantes do Ensino Fundamental I e II, 72% das famílias possuem renda mensal de até 02 salários mínimos e 85% têm perfil para CADÚnico.

Outro importante diferencial do programa são as atividades pedagógicas realizadas em cooperação com músicos e instituições de excelência no contexto nacional e internacional. Destaque para o intercâmbio anual promovido com a Haute Ècole de Musique (Escola Superior de Música) de Genebra, há quatro anos consecutivos. Em 2015, o NEOJIBA foi o primeiro programa de formação orquestral do Brasil contemplado pelo Orchestra Residencies, iniciativa da consagrada violinista Midori Goto.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados