Projeto transforma calçados usados em novas peças para reuso

Trabalho é feito no Centro de Triagem do Repense Reuse

Com o foco na sustentabilidade e no reaproveitamento de roupas, o Projeto Repense Reuse realiza ações sustentáveis promovendo a economia circular ao dar uma segunda vida ao têxtil. Um exemplo disso é o trabalho desempenhado pelo Centro de Triagem do Projeto, situado em Lauro de Freitas, que, além de transformar roupas antigas em novas, também tem encontrado maneiras inovadoras de reaproveitar calçados, transformando-os em peças novas. Estima-se que as indústrias de roupas e calçados do mundo todo sejam responsáveis por 8% das emissões de gases do efeito estufa.

O primeiro passo para a reutilização dos calçados é a coleta e separação dos materiais que chegam ao Centro de Triagem, por meio de doações depositadas nos contêineres espalhados nos bairros de Salvador. Em seguida, é feita a junção dos pares, verificando também a qualidade das peças. Após isso, o calçado passa por uma limpeza e, se necessário, por um novo reparo sem a utilização de produtos químicos e com máquinas disponíveis na oficina.

Antes de se tornar um produto sustentável, os calçados que chegam ao Centro de Triagem passam pelas mãos de Leonardo Barradas, auxiliar do setor de sapatos do Repense Reuse, que faz a triagem, classificação, reparo e também a higienização das peças. O colaborador conta como se sente ao atuar na área e a oportunidade que teve de se aprimorar através do curso de qualificação de reparos e consertos em calçados oferecido pelo projeto. “A motivação que tenho em atuar na área, especificamente no Projeto Repense Reuse é saber que faço parte de algo muito maior do que eu posso ver. Não é apenas uma simples triagem de sapatos, é sustentabilidade, é saber que estou contribuindo para um mundo melhor de se viver no futuro com menos descartes irregulares e mais equilíbrio ambiental e social”, ressalta Leonardo.

A Gerente de Produção e Operação do Centro de Triagem, Silvonei Santos, afirma que a iniciativa do projeto estimula a economia e o desenvolvimento local e social. “Sempre ressaltamos que o Repense Reuse é para a sociedade. E esta contribuição, além de gerar impactos ambientais positivos, geram recursos para que possamos promover projetos sociais que transformam vidas”, pontua. Mensalmente são coletados pelo Centro de Triagem do Repense Reuse entre 1.000 e 2000 quilos de sapatos que podem ser destinados à revenda e parcerias com brechós.

Coleta de roupas

As pessoas interessadas em contribuir com roupas usadas para o projeto Repense Reuse podem depositar as peças nos coletores instalados em locais públicos e privados em Salvador e região. Ao total são 140 contêineres instalados nos bairros Imbuí, Amaralina, Jardim Armação, Águas Claras, Pituba, Caminho das Árvores, Costa Azul, Itaigara, Boca do Rio, Barra, Ondina, Corredor da Vitória, Canela, Cajazeiras, Castelo Branco, Barris, Piedade, Lapa, Pituaçu, Patamares, Pernambués, Piatã, Itapuã, Lobato, Stella Maris, Stiep, San Martin. Na região metropolitana, os coletores estão localizados em Vilas do Atlântico, Abrantes, Arembepe, Guarajuba, Itacimirim, Praia do Forte e Camaçari.

SOBRE O PROJETO REPENSE REUSE

Iniciado no Brasil em 2021, o Repense Reuse é um projeto da Humana Brasil que coopera para o desenvolvimento sustentável 100% focado na economia circular e desenvolvimento social. Sua atuação é na recolha e gestão de têxteis usados alinhado com a estratégia para uma economia circular, baseada no respeito pela hierarquia dos resíduos, promovendo o prolongamento da vida útil dos têxteis e executando um serviço público de coleta seletiva de qualidade que prioriza critérios técnicos ambientais e sociais. Foto: Divulgação

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados