Por que surpreende que agora Maduro aprove uso do dólar na Venezuela

É a moeda do “império”, como a retórica chavista costuma se referir aos Estados Unidos, mas Nicolás Maduro agora acredita nela.

O presidente da Venezuela defendeu em entrevista no domingo o crescente papel que o dólar desempenha na economia do país, como uma “válvula de escape” diante da crise — declaração que contrasta com o discurso adotado há anos pelo seu governo.

O país enfrenta uma grave crise econômica. Segundo estimativas do Fundo Monetário Internacional (FMI), o Produto Interno Bruto (PIB) foi reduzido em mais da metade desde 2013, ano em que Maduro chegou ao poder. E a hiperinflação, que, segundo o Banco Central da Venezuela, encerrou 2018 acima de 130.000%, faz com que a moeda nacional, o bolívar, perca constantemente seu valor, o que incentiva cada vez mais o uso do dólar.

Por que os venezuelanos não estão protestando tanto quanto cidadãos de outros países da América Latina
Como a renúncia de Evo na Bolívia pode afetar Maduro na Venezuela
Um relatório recente da consultoria Ecoanalítica estima que as transações em dólar já representam mais de 53% do total. Em Maracaibo, uma das cidades mais importantes do país, correspondem a 86%.

A declaração de Maduro
Em entrevista concedida a José Vicente Rangel, ex-vice-presidente de Hugo Chávez, transmitida pelo canal Televen, Maduro se referiu à crescente dolarização.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados