Projetos são selecionados em desafio sobre economia circular

Foram divulgados nesta sexta (1º) os projetos selecionados no Desafio Salvador Resiliente – Economia Circular. O edital é uma proposta presente na Estratégia de Resiliência de Salvador desenvolvida pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis).

As iniciativas visam contribuir para fortalecer a resiliência na capital baiana, tendo como foco a economia circular nos setores de gastronomia, resíduos sólidos e tratamento de água e esgoto. Foram selecionados os projetos BioEconomia: Biorrefinaria para economia circular em rios e efluentes urbanos; Economia Circular em Salvador: Fechando o ciclo com compostagem; e Combra Food.

“A gente liderou a construção da Estratégia de Resiliência e fizemos questão de fazer uma chamada pública voltada à economia circular, no sentido de incentivar o cidadão criativo a encontrar soluções para fortalecer a resiliência na cidade, estimular a geração de oportunidades econômicas e, ao mesmo tempo, trazer benefícios ambientais”, explicou André Fraga, titular da Secis.

Investimento – Os projetos receberão o investimento de R$ 13 mil cada e terão acesso a mais de 150 horas de assessoria, capacitação e mentoria feito pela In Pacto, incubadora de negócios sociais administrada pelo Parque Social e localizada no Centro Municipal de Inovação e Impacto, o Colabore.

O desafio também foi desenvolvido em parceria com a Fundação Avina; o Laboratório de Inovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID Lab) e o Programa 100 Cidades Resilientes (100RC).

Seleção – No setor de gastronomia, a iniciativa selecionada foi a Combra Food, que tem o objetivo de desenvolver uma plataforma online onde ocorra o gerenciamento da logística entre cooperativa agrícola e restaurantes de Salvador, o que vai facilitar o processo de fornecimento e recebimento de alimentos na capital baiana.

Já na área de resíduos sólidos, a iniciativa Economia cCrcular em Salvador pretende criar um modelo prático, inclusivo e replicável de como transformar os resíduos orgânicos em adubos que serão destinados para agricultores em forma de fertilizantes. Estes, por sua vez, devolvem alimentos aos consumidores e/ou restaurantes, conectando a cadeia de resíduos com a de produção de alimento e com isso fechando um ciclo de economia sustentável.

Por fim, na área de tratamento de água e esgoto, a iniciativa BioEconomia visa promover o tratamento de água proveniente de rios e efluentes, permitindo que Salvador tenha rios e praias mais limpas. O grupo pretende desenvolver e utilizar biotecnologia que utiliza microalgas para a remoção e transformação de poluentes em produtos, como biodiesel, biopolímeros e biofertilizantes.

Histórico – Desde o dia no 25 de março de 2019, quando ocorreu a divulgação do desafio, foram quatro meses de trabalho para selecionar os projetos. Cada uma das 39 inscrições recebidas foi avaliada por dois jurados. As inciativas mais qualificadas foram apresentadas para representantes da Avina, Parque Social e Secis, que decidiram quem seriam os três vencedores.

O próximo passo a ser dado é o de formalização do acordo de cooperação entre as partes envolvidas e as iniciativas selecionadas receberão o apoio para o seu desenvolvimento. Os projetos passarão pelos processos de validação, desenvolvimento de protótipo e teste, e devem ser executados em Salvador num período de 12 meses.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados