Mestre Moa Vive!

A “reinserção do ódio na política brasileira”, como frisa o vereador Marcos Mendes (PSOL), teve como primeira vítima o capoeirista Mestre Moa, assassinado perto de casa, na região do Dique do Tororó, no dia da eleição para Presidência da República. Músico e compositor do Badauê e do candomblé, Moa foi vítima também, segundo Mendes, da “imprensa hegemônica que tentou invisibilizar o crime, tratando como mera consequência de uma briga de bar entre bêbados”.
Para homenagear o capoeirista, o mandato coletivo do vereador Marcos Mendes promoverá, no dia 8 de agosto, às 18 horas, no plenário da Câmara Municipal de Salvador, a sessão especial Mestre Moa Vive!, em parceria com as filhas de Moa. O objetivo, segundo o vereador, é “resgatar a memória de Mestre Moa e contextualizar o momento de ódio político em que estamos inseridos”.

História de vida

O evento terá a participação de mestres e mestras de capoeira, músicos, cantoras, dançarinos dos afoxés, povo de santo, movimentos sociais e grupos culturais, que iniciarão puxando um cortejo do Terreiro de Jesus até a porta da Câmara Municipal, onde acontecerá a solenidade. Como define o vereador, será uma sessão que seja a expressão cultural e a potência política que o Mestre Moa representa.
Ainda segundo Marcos Mendes, “o crime quase se repete, a criminalização da vítima. Mas isso não aconteceria com Mestre Moa, a sua história de vida falou mais alto”.

Categorias: Destaque,Noticias

Comentários estão fechados