Ato no Elevador Lacerda, marca o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

Durante o mês de julho, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), por meio da Superintendência de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos(SUDH), intensificou as ações em alusão à campanha internacional Coração Azul, que alerta a sociedade sobre o combate ao tráfico de pessoas.

O ponto alto da mobilização será nesta sexta-feira (26), a partir das 9h, com a distribuição de material educativo e conscientização da população no Elevador Lacerda e no Pelourinho. Além disso, balões azuis e brancos serão soltos em lembrança ao símbolo da campanha.

Esse ano, a mobilização incluiu uma capacitação voltada para motoristas de órgãos do Governo da Bahia, palestras em escolas da capital e do interior, seminários, exibição de filmes que narram casos de vítimas do crime, panfletagem e abordagens em locais públicos, como estações de metrô e rodoviária.

Segundo o coordenador do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo (NETP/SJDHDS), Admar Fontes, a Bahia tem avançado em políticas de enfrentamento a crimes de violação aos direitos humanos. Mas, para que aconteçam mais denúncias, é necessário que a população se conscientize sobre o tráfico de pessoas, que faz mais de 2 milhões de vítimas por ano.

“O Dia Mundial de Enfrentamento contra o Tráfico de Pessoas é celebrado no dia 30 de julho, e durante todo o mês, realizamos uma programação para tratar sobre esse crime, que acontece na maioria dos casos com a finalidade de exploração sexual, trabalho escravo, ou mesmo remoção e venda de órgãos. Por isso, aderimos à campanha promovida pela Organização das Nações Unidas [ONU], pois o envolvimento da sociedade é essencial no combate ao tráfico humano”, pontuou Admar.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados