Documentário Potência Negra será exibido na TVE

Em referência ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha a TVE exibe nesta terça-feira (23), às 19h, o minidocumentário ‘Potência Negra’. A produção traz dados e vozes de mulheres matemáticas negras, sobre as dificuldades para entrar e se manter no campo da pesquisa.

Mesmo diante dos recentes avanços na discussão sobre gênero e raça na academia, as dificuldades estão vivas. O minidoc traz relatos de mulheres negras sobre os obstáculos e os caminhos já percorridos e alcançados.

O público vai conhecer as histórias de Manuela Souza, pesquisadora do campo de álgebra, que tem 33 anos e faz o segundo pós-doutorado, e de Elen Barbosa, professora e pesquisadora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), primeira pessoa da família a entrar na Universidade e tem inspirado os parentes a seguir o mesmo caminho.

Na sequência, a emissora exibe ainda outros dois minidocs, ‘Descobrindo Montiel’ que conta a história de Paulo Montiel, artista plástico na redescoberta da sua arte, e ‘Massacre de Manguinhos’, que registra a cerimônia, realizada pela Fiocruz em 1986, de reintegração dos pesquisadores cassados durante o regime militar.

As produções são uma parceria com a VideoSaúde, por meio do Canal Saúde, da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), e poderá ser assistida também no Portal www.tve.ba.gov.br/tveonline.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados