Téo Senna rebate projeto de Aleluia

Vereador defende a permanência do nome do educador Paulo Freire em escola municipal.

O vereador Téo Senna (PHS) questionou o projeto de lei que visa a mudança do nome da Escola Municipal Educador Paulo Freire, localizada no bairro Arraial do Retiro, em Salvador. Apresentada na última semana, a matéria do vereador Alexandre Aleluia (DEM) pretende substituir o título da unidade para José Bonifácio de Andrada e Silva, em homenagem ao patriarca da Independência.

De acordo com Téo Senna, que vem acompanhando as demandas do bairro, para colocar um projeto como este em pauta é preciso consultar os moradores e a direção da escola: “Convivo com a comunidade do Arraial do Retiro há cerca de sete anos e sei como a comunidade se identifica com o nome da escola. Uma alteração dessa importância necessitaria ser discutida com os pais e mães, professores e professoras, alunos, servidores e toda comunidade local”.

Téo Senna questiona ainda as críticas feitas ao educador, pedagogo e filósofo Paulo Reglus Neves Freire, declarado oficialmente Patrono da Educação Brasileira, por meio da Lei nº 12.612/2012. “Não se pode negar a importância de Paulo Freire para a educação nacional, tendo dedicado grande parte da sua vida à alfabetização e educação da população mais pobre. Divergir na questão ideológica é compreensível, mas não se deve utilizar o mandato para impor a própria. Os critérios podem mudar na educação, mas não se pode destruir legados”, afirma o parlamentar.

Paulo Freire é considerado um dos nomes mais respeitáveis para o embasamento teórico de pesquisas relacionadas à alfabetização. Brasileiro homenageado internacionalmente, ele recebeu diversos prêmios, como Educação para a Paz, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e Educador dos Continentes da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Embora não discorde da necessidade de honraria a José Bonifácio de Andrada e Silva, esse importante estadista, declarado oficialmente Patrono da Independência do Brasil, por meio da Lei nº 13.615/2018, o vereador Téo Senna defende que uma iniciativa dessa natureza deve ser bem analisada e discutida com a comunidade local antes de qualquer ação.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados