Indígenas presos na ditadura militar é tema de documentário na TVE

O documentário inédito ‘Resplendor’ retrata a existência de um centro de detenção indígena durante a ditadura militar, construído no território Krenak, na cidade de Resplendor, em Minas Gerais, para indígenas de todo o Brasil. A produção será exibida nesta sexta-feira (05), às 23h, na TVE Bahia.

Dirigido por Cláudia Nunes e Erico Rassi, a produção mostra como funcionou a prisão e as consequências desse trauma coletivo para o povo Krenak e para outras etnias, como os Pataxó, que sofriam restrições as suas práticas ancestrais sob implacável vigilância dos militares.

A Comissão Nacional da Verdade, instalada em 2011 para apurar crimes cometidos durante a ditadura militar, foi responsável por trazer à tona essa parte da história. Através dela, descobriu-se que as graves violações de direitos humanos ocorridas durante o período militar brasileiro também atingiram os indígenas. O relatório final temático estimou que mais de 8 mil índios foram mortos.

O documentário será exibido em horário alternativo no dia 27 de julho, às 22h, e poderá ser acompanhada pelo Portal www.tve.ba.gov.br/tveonline.

Categorias: Sem categoria

Comentários estão fechados