Geraldo Junior concede Medalha Zumbi dos Palmares ao ator Antônio Pitanga

Considerado um dos grandes gênios da dramaturgia brasileira, Antônio Luiz Sampaio Pitanga, ou simplesmente Antônio Pitanga, completará 80 anos no próximo dia 6 de junho. E é nesta data que ele receberá da Câmara de Salvador a Medalha Zumbi dos Palmares. De iniciativa do presidente da Casa, vereador Geraldo Junior (SD), a entrega da condecoração ocorre em sessão solene nesta quinta-feira, às 15h.

O ator construiu laços na capital baiana, justificada pela homenagem. “Havia completado 51 anos do ocaso formal da escravidão, e a eclosão da segunda guerra mundial se aproximava, mas Salvador era presenteada com a chegada de um novo rebento descendente da população negra aquilombada e resistente, que depois ingressaria na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia para aprimorar o dom nobre e protagonizar grandes obras no teatro, cinema e televisão. O aforismo “baiano não nasce, estreia” é perfeitamente aplicável ao filho de Dona Maria da Natividade, o soteropolitano do Pelourinho, o filho ilustre da cidade de Salvador, Antônio Pitanga”, descreve a justificativa apresentada pelo presidente.

“Pitanga orgulha a Bahia pelo trabalho que realiza, pelo compromisso que tem com as questões vinculadas à defesa dos direitos humanos, ao acesso e promoção da cultura, e por ser um exemplo de pai. Seus filhos Camila Pitanga e Rocco Pitanga são dois grandes artistas com reconhecimento nacional e seguem a trajetória de engajamento pela democracia e do desenvolvimento do povo brasileiro”, reforça Geraldo Junior.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados