Ana Rita Tavares custeia 443 procedimentos clínicos veterinários no primeiro semestre deste ano

Ativista e advogada da causa animal há mais de 20 anos, a vereadora Ana Rita Tavares (PMB) é procurada diariamente por pessoas que buscam serviço público de saúde animal em Salvador para atendimento a animais abandonados e acolhidos por ONGs e adotantes, que os retiram das ruas, mas não podem custear os valores cobrados por clínicas particulares.

Na falta de hospital veterinário gratuito ou ao menos de clínicas contratadas pelos Poderes Públicos, Ana Rita vem socorrendo a população carente que a procura como último caminho para socorrer esses animais.

Somente em julho deste ano, Ana Rita, em apoio à ONG Terra Verde Viva, custeou um total de 71 atendimentos e cirurgias veterinárias. Já no primeiro semestre, esse número correspondeu a 443 procedimentos, entre consultas e cirurgias.

“Ajudamos muitos animais, mas não é o meu dever custear todas as demandas que recebemos. Faço porque sou ativista, faço por amor aos animais. Esse, na verdade, é o papel do poder público. Como vereadora, meu dever é lutar politicamente por esses seres indefesos, com projetos de leis, fiscalizações e requerimentos ao poder público, a cerca de ações a favor da causa animal”, esclareceu a parlamentar.

A vereadora acaba sendo responsável por assumir a maior parte dos custos, pois, apesar das doações da população e de empresas, a ONG, que já acomoda cerca de 700 animais, passa por dificuldades financeiras.

“Os custos são muito altos. A Terra Verde Viva não recebe auxílio financeiro da prefeitura. Fazemos por amor aos animais, mas não temos mais condições, possuímos uma dívida de cerca de 150 mil com as clínicas. A situação é muito difícil”, desabafou.

“O Hospital Público Veterinário foi um dos nossos pedidos ao prefeito ACM Neto desde o nosso primeiro dia de mandato, em janeiro de 2013, mas ainda não foi atendido. O projeto prevê atendimento mensal de 1120 animais, o que, além de suprir essa nossa demanda, que é ínfima, diante da necessidade de nossa cidade, iria abranger ainda mais o número de animais atendidos”, finalizou Ana Rita.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados