Salvador sedia I Congresso Baiano de Estética Negra

Renomados profissionais da estética baiana estarão reunidos na Unime do Shopping Paralela

O I Congresso Baiano de Estética Negra de Salvador, que tem como objetivo promover a inclusão e celebrar a beleza, acontece nesta sexta-feira e sábado, (24 e 25/05), na Unime do Shopping Paralela. O evento vai reunir renomadas profissionais baianas, como dermatologistas, dermopigmentadoras e esteticistas, para abordar temas relacionados ao universo da beleza afro-brasileira, como micropigmentação, colorimetria, estética capilar afro, técnicas de bronzeamento e maquiagem para pele negra.

“Acreditamos que a beleza negra vai além do que os olhos podem ver. Ela é uma expressão de identidade, cultura e resistência. Nosso objetivo foi criar um congresso que transcenda a superfície da beleza, sendo uma ferramenta para capacitar, educar e conectar mulheres negras”, diz uma das organizadoras do congresso, Dijara Santos, estrategista de marketing, acrescentando que serão dois dias de aprendizado, networking e celebração da diversidade.

Para a afropigmentadora Sheila Valverde e uma das organizadoras, o I Congresso Baiano de Estética Negra será um marco na promoção da representatividade negra, diversidade e inclusão. “Estamos propondo mais do que um evento, mas um movimento para expandir o conhecimento e promover a inclusão. Somos um verdadeiro marketplace na startup Pele Negra Hub, onde empresas dedicadas à beleza e estética negra encontram seu espaço para brilhar. Na Pele Negra Hub, a melanina é protagonista e cada tonalidade é celebrada”.

Para enriquecer ainda mais o debate, o evento contará com a presença do renomado psicoterapeuta Hilvan Coutinho, que abordará questões essenciais sobre saúde mental e prosperidade. Além disso, as afroeducadoras Aline Lisboa e Carol Adesewa farão palestras sobre o empoderamento estético de crianças negras.

Os interessados em participar do I Congresso Baiano de Estética Negra podem fazer a inscrição pelo Instagram @congressoesteticanegra.

|Programação|

24/05 (sexta)

8h30 – Cerimônia de abertura;

9h – Fisiologia da pele negra, com a dermatologista Carolina Alice;

10h – Os melhores ativos para tratar pele negra e como atender sem erro, com a farmacêutica esteta Arina Gabriela;

11h – Como abordar a diversidade da pele negra, com as dermatogistas Carolina Alice e Arina Gabriela;

14h30 – Micropigmentação tipos de pele, estrutura e característica que influenciam colorimetria com as dermopigmentadora Marcela Dias e Sheila Valverde;

15h30 – Estrutura do cabelo crespo e cacheado com Flávia Santana, especialista em cabelos crespos;

16h – Tranças, ancestralidade e empoderamento de pessoas negras, celebrando a pretitude, com Vidal Neta, trancista;

16h50 – Empoderamento estético de crianças negras com pedagoga e psicoterapeuta Aline Lisboa e Carol Adesewa do Projeto Afroinfância, que busca contribuir com a construção da identidade e autoestima da criança negra, a partir de referências africanas e afro-diaspóricas;

19h – Saúde mental, como destravar a abundância e prosperidade com o terapeuta Hilvan Santos.

25/05 (sábado)

8h – Letramento racial e colorismo;

8h50 – Bronzeamento em pele negra, com Priscilla Luz do Spa Cravo e Canela;

9h30 – Técnicas de maquiagem em pele negra com a esteticista e cosmetóloga Dandara Santos;

10h10 – Crediafro, crédito para afroempreendedores com Sepromi;

11h30 – Inovação e tecnologia na estética e seus benefícios para a pele negra com a esteticista Daniela Barros;

12h30 – como destravar a mentalidade para seu real potencial de empresária com a mentora Isa Reis;

12h30 – Encerramento.

Organização:

Sheila Valverde: contadora, esteticista e micropigmentadora, especialista em pele negra. Atuante na área da micropigmentação de sobrancelhas e lábios. Idealizadora do Projeto Mulheres Vencedoras, que resgata a autoestima de mulheres que lutaram e lutam contra o câncer. Em 2022, conquistou seu primeiro prêmio nacional, como micropigmentadora destaque. Em 2023 recebeu o prêmio de micropigmentadora destaque de Salvador e foi homenageada como Mulher Empreendedora na Câmara de Vereadores em Salvador.

Dijara Santos: formada em Medicina Veterinária e Biologia, também atua como assessora de marketing pessoal, com foco em afroempreendedoras. Como proprietária da primeira franquia de confeitaria pet do Brasil, também compartilha seu conhecimento ministrando cursos profissionalizantes na área do mercado pet. Além disso, é a mente por trás da Startup Crossdog High-tech, empresa focada em monitoramento e treinamento de cães.

Pele Negra Hub: A Pele Negra Hub é uma startup visionária que tem por objetivo revolucionar a educação para profissionais que trabalham com a pele negra. Seu objetivo é capacitar profissionais com conhecimento técnico especializado e promover o empreendedorismo nas comunidades periféricas capacitando jovens promovendo a igualdade e a diversidade. Foto: Pele Negra Hub.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados