Em dois meses de operação, Hospital Ortopédico reduz tempo de espera por vagas de internação

Em funcionamento há 60 dias, o Hospital Ortopédico do Estado já conseguiu diminuir a espera por vagas de internação na especialidade. Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – SESAB, o tempo caiu 62,5%, e já é o menor dos últimos doze meses, em uma unidade hospitalar de todo o Estado, principalmente para as assistências mais complexas.

A unidade realizou 2.000 atendimentos de traumatologia, ortopedia e medicina desportiva, 1.400 consultas ambulatoriais e 17.500 exames de imagem. Todos os pacientes encaminhados exclusivamente por meio da Central Estadual de Regulação. No período foram 303 cirurgias, sendo 75% com OPME (órtese, prótese e materiais especiais) de alta qualidade, com materiais que aumentam a precisão e reduzem os riscos de complicações como a rejeição.

“No primeiro mês de operação, adequamos toda a infraestrutura à prática da assistência, realizamos muitos treinamentos para que os profissionais de saúde passassem a seguir os protocolos do Einstein. A partir daí, iniciamos uma jornada crescente no número de atendimentos e procedimentos, que continuará nos próximos meses”, diz Roger Monteiro Alencar, diretor do Hospital.

Entre as cirurgias realizadas no hospital, as intervenções no fêmur, que representam 60% das operações realizadas na unidade, são as que chamam mais a atenção. “As fraturas do fêmur são muito comuns em pacientes idosos, com osteoporose não tratada, e entre os jovens, vítimas de acidentes de trânsito, em maior número com motocicleta”, afirma Roger. Na maioria dos casos, entre as pessoas mais idosas, com osteoporose, o osso quebrado tem que ser substituído por uma prótese.

São 950 colaboradores atuando no Hospital Ortopédico do Estado, que já passaram por diversas capacitações. Foram cerca de 1200 profissionais treinados em diversas áreas e 22 visitas técnicas de médicos do Corpo Clínico do Einstein, em São Paulo. Os treinamentos seguem as diretrizes preconizadas pelo Einstein, que ocupa a 1ª posição em ortopedia entre os melhores hospitais do mundo no World’s Best Specialized Hospitals 2024, da revista norte-americana Newsweek, e o primeiro da América Latina no ranking Global. Além disso, programas de residências médicas e multiprofissionais já estão em andamento, no Centro de Ensino e Pesquisa, localizado dentro do hospital, como o de atendimento humanizado, clínica médica cirúrgica e o de formação de cuidadores, além de cursos gratuitos abertos à população.

“A infraestrutura de equipamentos de alta qualidade, aliada a um time altamente qualificado e processos bem estabelecidos, com foco na qualidade assistencial e segurança do paciente, farão da unidade um modelo de eficiência operacional singular”, concluiu o diretor do Hospital.

Sobre o Hospital Ortopédico do Estado

Inaugurado em 04 de março de 2024, o Hospital Ortopédico do Estado, unidade do Governo do Estado da Bahia gerida pelo Einstein, tem estrutura montada para ser o maior hospital estadual especializado em Ortopedia e Traumatologia do Brasil. Localizado no bairro do Cabula, em Salvador, oferece serviços ambulatoriais e hospitalares 100% regulados, referenciados pela Central Estadual de Regulação nas situações de Urgência e Emergência, e pelo Sistema Lista Única em casos eletivos.

A unidade conta com 212 leitos e está equipada com a mais moderna tecnologia para diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes nas áreas de traumatologia, ortopedia e medicina esportiva. Além de 13 salas cirúrgicas, o hospital possui ressonância magnética, tomografia, ultrassom, raio-x e uma piscina aquecida para fisioterapia aquática.

O Hospital Ortopédico do Estado é a primeira unidade hospitalar administrada pelo Einstein na região Nordeste. Fundado em 1955, o Einstein é uma sociedade civil sem fins lucrativos dedicada à assistência à saúde, ensino, pesquisa e inovação e responsabilidade social, e trabalha para melhorar a equidade da saúde no país. Foto: divulgação / Sesab

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados