Salvador promove Dia D da Saúde na Escola na sexta (19)

Com o tema “Defender a Vida, Ampliar a Vacinação, Combater a Dengue e Promover Saúde nos Territórios”, a Prefeitura de Salvador, através das secretarias da Saúde (SMS) e da Educação (Smed), promove o Dia D da Mobilização Saúde na Escola 2024 em dez escolas da rede municipal. A ação acontece na sexta-feira (19), em dois horários: das 8h às 11h e 13h às 16h.

Desde o início da mobilização, no dia 8 deste mês, as atividades acontecem em 168 unidades escolares com adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE), beneficiando mais de 55 mil alunos. O objetivo é realizar ações de promoção da saúde e prevenção de agravos através do desenvolvimento de atividades educativas no ambiente escolar. Entre os serviços e ações estão a atualização da caderneta vacinal, atividades de conscientização e combate ao mosquito Aedes aegypti, promoção da saúde mental e bucal, e prevenção de violências.

Em 2023, foram realizadas mais de 9 mil atividades educativas assistenciais no ambiente escolar através dos profissionais da saúde, em parceria com os da educação. A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, ressalta o propósito de fortalecer os vínculos entre educação e saúde para a prevenção de agravos.

“A mobilização Saúde na Escola busca reduzir o risco de adoecimento da população por doenças imunopreveníveis, além de conscientizar os estudantes sobre prevenção e combate à dengue, por exemplo. Durante as atividades, fazemos isso de uma forma leve, lúdica e interativa dentro do próprio ambiente escolar. A garotada aprende de forma fácil e acaba virando multiplicadora das informações nos ambientes familiar”, declara.

De acordo com o secretário da Educação, Thiago Dantas, trata-se se de um programa de grande importância para os alunos e toda a comunidade escolar. “Fruto de mais uma parceria da Saúde e da Educação em Salvador. São ações de cuidados com a saúde, de promoção do conhecimento e da conscientização, bem como de prevenção de doenças. Tudo isso influencia no bem-estar dos nossos estudantes, na redução da ausência e evasão e no melhor rendimento escolar”, afirma.

Escolas do Dia D:

– Creche e Pré-escola Primeiro Passo Tubarão (Subúrbio Ferroviário);

– Escola Municipal de Canabrava (Canabrava);

– Escola Municipal Professor Antônio Carlos Onofre (Federação);

– Escola Municipal Martagão Gesteira (Brotas);

– Escola Municipal Professor João Fernandes da Cunha (Itapuã);

– Escola Municipal Carmelitana do Menino Jesus (Uruguai);

– Escola Municipal Gisélia Palma (Liberdade);

– Creche e Pré-escola Primeiro Passo X (Cajazeiras);

– Centro Municipal de Educação Infantil Paroquial de Santana (Pelourinho);

– Escola Municipal Centro Comunitário Frei Leônidas Menezes (Pernambués). Foto: Ascom / SMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados