Geração SSA já atende 600 jovens; nova turma começa no próximo dia 22

Cerca de 600 jovens estão atualmente matriculados no programa Geração SSA, lançado pela Prefeitura de Salvador por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec). Iniciado neste ano, o programa tem como objetivo capacitar um total de 6 mil jovens com idades entre 16 e 25 anos, preparando-os para ingressar no mercado de trabalho. Até o final de dezembro, está previsto que 3 mil alunos concluam as aulas.

Com duração total de seis meses, o programa oferece aulas presenciais em escolas e outros equipamentos da Prefeitura, além da possibilidade de contratação após a formação. Os interessados podem se inscrever tanto através do site oficial do programa (https://treinarparaempregar.salvador.ba.gov.br/geracao-ssa-inscricao/) quanto em uma das unidades das Prefeituras-Bairro espalhadas pela cidade (Barra/Pituba, Cabula/Tancredo Neves, Cajazeiras, Centro/Brotas, Cidade Baixa, Itapuã/Ipitanga, Liberdade/São Caetano, Pau da Lima, Subúrbio/Ilhas e Valéria).

A próxima turma está programada para iniciar no próximo dia 22, com aulas no Shopping Paralela. As primeiras 122 horas de aulas serão dedicadas a uma formação básica sobre o mundo corporativo e o ambiente de negócios, com mentores de empresas privadas e encontros presenciais. Posteriormente, os estudantes escolhem uma área específica, como saúde, construção civil, turismo, varejo, arte e entretenimento, e continuam a capacitação de forma on-line.

A diretora do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), Maria Eduarda Gordilho Lomanto, afirma que o programa visa trabalhar a vontade nos jovens de aprender novamente, de acreditar em uma sociedade mais justa e de transformar os próprios sonhos em realidade. “Além disso, o programa incentiva eles a se desafiarem, a terem contato com disciplinas socioemocionais, a desenvolverem competências e atitudes adequadas para ingressarem no mercado de trabalho ou empreenderem”, declara.

Os alunos também desenvolverão projetos específicos nas áreas econômicas mais relevantes da cidade, proporcionando-lhes acesso ao mercado de trabalho e oportunidades de aprendizado em segmentos promissores. “Eles poderão conhecer um pouco mais sobre áreas como construção civil, economia criativa, eventos, ou seja, tudo o que a cidade hoje oferece em termos de crescimento, nós, através do curso, colocaremos esses jovens em contato”, completa.

Para a supervisora de Qualificação da Semdec, Sinara Batista, o Geração SSA oferece oportunidades tanto no mercado de trabalho quanto no empreendedorismo, capacitando os jovens para se destacarem e transformarem suas vidas e as de suas famílias. “As aulas incluem diversas dinâmicas, distribuídas em cinco módulos presenciais, além de conteúdo on-line. Qualquer pessoa pode se inscrever, e as turmas estão disponíveis em vários bairros da cidade”, pontua.

Moradora do bairro do Lobato, a aluna Luanne Cardoso, de 17 anos, não escondeu a satisfação com o curso, destacando a importância do aprendizado emocional e a intenção de trabalhar com marketing digital após a conclusão. “Aqui, no curso, conseguimos entender mais e adquirir um conhecimento mais amplo. É muito bom, pois aprendemos a reconhecer nossas emoções e a dominá-las, o que é essencial para ingressar no mercado de trabalho, por exemplo”, conta.

“Este curso nos prepara para isso. As aulas são excelentes, não há um dia sequer em que eu não queira comparecer. O conteúdo e os módulos são muito bons, assim como meus colegas de turma”, acrescenta a jovem.

O colega de turma Nickson Cerqueira, de 18 anos, também elogiou o programa. “O curso está sendo muito bom para mim e para todos da minha classe também. Ele está nos ajudando bastante, principalmente as pessoas com dificuldade de comunicação, que têm problemas para se expressar. A evolução está sendo rápida, muitas pessoas estão progredindo bem”, diz. Foto: Lucas Moura/Secom PMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados