Prefeitura entrega imóveis reformados pelo Morar Melhor em comunidade de Brotas e nova praça no Horto Florestal

A Prefeitura entregou nesta quinta-feira (11) mais 100 imóveis reformados pelo programa Morar Melhor na Rua 19 de Maio, na comunidade do Buraco da Gia, em Brotas. Além do prefeito Bruno Reis, estiveram presentes o titular da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Francisco Torreão, e demais autoridades municipais.

É a terceira vez que o programa Morar Melhor contempla comunidades no bairro de Brotas. Por meio do programa são executados serviços que vão desde pintura e reboco à colocação de novo telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário. No total, o bairro já conta com 1.183 casas reformadas.

O prefeito destacou que o Morar Melhor exerce um trabalho que impacta na educação, na área social e no combate à violência. “Os depoimentos são sempre os mesmos quando fazemos entregas do programa. E tem uma frase que sempre faz parte do meu discurso nestas ocasiões, porque é o que eu escuto nestas entregas que é: ‘prefeito, chovia lá fora mas aqui dentro chovia do mesmo jeito’. Aqui, a moradora que me recebeu falou que não tinha nem quarto para os filhos. Só quem não tinha um quarto e passa a ter sabe o valor disso”, afirmou Reis.

Mãe de cinco filhos, Elisia de Jesus dos Santos, 31 anos, mora no bairro desde que nasceu. Ela, que é manicure, ficou emocionada porque após a reforma a casa em que divide com a família ter acabado com as pingueiras mesmo com chuvas fortes. “Antes quando chovia molhava dentro e fora de casa. Graças a Deus, mesmo com essa chuva toda que teve nos últimos dias, não molhou nada aqui dentro. A gente também não tinha porta em casa. Eu usava duas telhas para fechar a casa. Então a gente ganhou porta também, quarto e tantas outras coisas”, contou emocionada.

Desde 2015, quando o programa teve início na cidade, 49.816 imóveis foram reformados, promovendo transformação social e qualidade de vida das famílias soteropolitanas. Cerca de 300 localidades da capital baiana foram contempladas com o programa habitacional.

Para Francisco Torreão o alcance do programa é imensurável, tanto pelos benefícios nas unidades habitacionais como por já ter transformado a vida de tantas famílias. “Um programa como este, de melhoria habitacional, resgata a dignidade, autoestima e ainda impacta muito na saúde, que melhora muito quando se reduz a questão da insalubridade dentro de casa. Por isso a gente continua esse trabalho que já alcançou tantas famílias e para mim é motivo de muito orgulho”, pontuou.

Praça – A noite também foi marcada pela entrega da Praça Jorge Calmon, localizada na Rua Santa Luzia, no Horto Florestal. O espaço, conta com mobiliário produzido pela Desal, além de parque infantil e cachorródromo, foi projetado para aproveitar os mais de 3,5 mil metros quadrados de área do local. A entrega contou com a presença do secretário municipal de Manutenção, Lázaro Jezler, do presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Virgílio Daltro, e do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Adolfo Menezes.

O prefeito também fez a entrega do equipamento para a população e destacou que a cidade está caminhando porque tem uma gestão eficiente dos seus recursos. “A cidade é um grande canteiro de obras. A Prefeitura anda com as contas arrumadas e não precisamos escolher entre fazer uma obra no Horto ou no resto da cidade. Tenho muito orgulho de dizer que 90% das praças que entregamos são nas áreas mais carentes, assim como os nossos investimentos”, concluiu Reis.

Desde o início da atual gestão municipal, a Prefeitura já entregou reformada ou construída 492 praças distribuídas em todas as regiões administrativas da capital baiana. Foto: Betto Jr./ Secom PMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados