Projeto de Palhinha nomeia o Centro Cultural Mané Dendê, como Centro Cultural Padre Gaspar Kuster

Na tarde de ontem (02/04), a Câmara Municipal de Salvador aprovou o Projeto de Indicação nº 39/2024 do Vereador Orlando Palhinha que nomeia o Centro do Projeto Mané Dendê, que está em fase de conclusão, no bairro da Terezinha, como: Centro Cultural Padre Gaspar Kuster. A nomeação do centro com o nome do pároco foi devido ao relevante trabalho missionário que ele exerceu nas paróquias de São Brás, em Plataforma, Nossa Senhora Mãe da Igreja e Santa Terezinha Doutora da Igreja, no Alto da Terezinha, e em bairros vizinhos, como Ilha Amarela, no Subúrbio Ferroviário.

Padre Gaspar nasceu na Suíça, em 1936, aos 17 anos ingressou no seminário e aos 27 anos foi ordenado padre. Na Bahia prestou relevantes serviços na evangelização das comunidades. Após percorrer alguns países durante o seu trabalho missionário, chegou em Salvador em 1968, onde se destacou colaborando com a formação dos futuros padres e no trabalho social junto à população carente no Subúrbio, até sua morte em 2021, aos 84 anos.

“É uma honra poder nomear o Centro Cultural, desse grande marco que é o Mané Dendê, com o nome desse grande exemplo servo, que dedicou sua vida ao amor próximo e teve um papel tão relevante para nossa comunidade”, destaca o vereador Palhinha, autor do projeto de indicação.

O padre Gaspar era missionário da Fidei Donum [o dom da fé] e membro da Fraternidade dos Irmãozinhos de Jesus, que vivem sua espiritualidade inspirada na vida e obra de Charles de Foucauld (padre francês que viveu de maneira humilde, entre pessoas carentes e pregou a fé católica entre os muçulmanos, mais por meio de seu exemplo de amor e bondade do que com palavras). O que motivou o padre Kuster a viver na simplicidade e trabalhar com as comunidades menos favorecidas.

A primeira etapa do Projeto Mané Dendê foi concluída em 2022 e a segunda etapa em 2023, sendo que alguns equipamentos do projeto estão em fase de conclusão, como é o caso do Centro Cultural Padre Gaspar Kuster. O projeto Mané Dendê vai beneficiar diretamente 10 mil habitantes e outros 80 mil de forma indireta nos bairros do Alto da Terezinha, Itacaranha, Plataforma, Rio Sena e Ilha Amarela.

O Projeto vem realizando ações de Saneamento Ambiental e Urbanização numa área que abrange parte dos bairros de Rio Sena, Alto da Terezinha, Plataforma, Itacaranha e Ilha Amarela, retirando o lançamento de esgotos no Rio Mané Dendê que deságua nas Cachoeiras do Parque São Bartolomeu. Através do Mané Dendê, as obras de drenagem, contenção de encostas, criação de novas vias, melhoria de vias já existentes, esgotamento sanitário e abastecimento de água, melhoria de habitações precárias, paisagismo, criação de praças e áreas de lazer, implantação de equipamentos públicos como terminal de ônibus, centro cultural, creche e mercado, estão mudando a cara do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Foto: Divulgação

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados