Bares e restaurantes criaram cerca de 70 mil novos empregos no último trimestre

Resultado vai na contramão do país, que teve redução de vagas no geral. Salário médio no setor também cresceu, com 4,4% em relação ao trimestre anterior – o maior aumento entre todos os setores pesquisados

O setor de bares e restaurantes do Brasil registrou um crescimento no emprego durante o último trimestre (dez-jan-fev), revelam dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (28).

O número de pessoas empregadas no setor de alojamento e alimentação (no qual bares e restaurantes significam mais de 90% do total), aumentou para 5,52 milhões no trimestre atual, em comparação com 5,45 milhões no trimestre anterior (set-out-nov de 2023). Isso representa um aumento de 70 mil novos empregos, um crescimento de 1,3% em relação ao trimestre anterior.

Este desempenho do setor de bares e restaurantes destaca-se ainda mais quando comparado à média nacional, que registrou queda de 0,3% no número de pessoas ocupadas. O número de pessoas com carteira empregadas no setor no último mês também teve aumento, com 16 mil novas vagas em fevereiro, na comparação com janeiro, segundo os dados do Caged.

O presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, comentou sobre os resultados: “O setor demonstra resiliência e crescimento mesmo diante dos desafios econômicos. O aumento no número de empregos reflete a confiança dos empresários. Tivemos um aumento nas vendas em fevereiro, graças ao Carnaval, e há uma expectativa positiva em relação ao primeiro semestre, com datas importantes para o setor, como Dia dos Namorados e Dia das Mães, além da Páscoa”.

Variação na média salarial

Além dos dados de emprego, a PNAD Contínua também trouxe informações sobre a média salarial dos trabalhadores do setor de alojamento e alimentação. Comparando o trimestre atual com o trimestre anterior, observou-se um aumento significativo na média salarial, passando de R$ 1.987 para R$ 2.075, o que representa uma variação de 4,4%, a maior variação positiva entre todos os setores pesquisados na PNAD. Foto: Freepik

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados