Novos painéis da fachada de Shopping comemoram a “Arte de ser Salvador”

O artista visual Hori Leal, criador do Estúdio Agá, é o autor das obras que celebram os 475 anos da capital baiana; a mostra ocupa ainda o Espaço Gourmet do empreendimento

O púbico que passa nos arredores do Salvador Shopping pode observar a partir desta sexta-feira, 29 de março, os novos painéis das lonas de fachada celebram “A arte de ser Salvador”, no dia em que se comemora o aniversário de 475 anos da capital baiana. As ilustrações foram desenvolvidas pelo artista visual Hori Leal (fundador do estúdio Agá), que busca retratar a geometria de uma cidade que se divide em alta e baixa, além dos traços dos soteropolitanos: a religiosidade, o comportamento, os símbolos, a ancestralidade e o colorido que fazem da capital baiana uma cidade tão vibrante. São mais de dez obras de pontos turísticos, reinventados através de desenhos que comunicam os traçados, e as formas, os telhados e os elevados.

As ilustrações digitais abrem espaço para a imaginação e para detalhes que passam despercebidos no cotidiano, contemplando a beleza desses locais. Obras como ‘Solar’, ‘Casa de Iemanjá’, ‘Expande o teu axé’ e ‘Elevador Lacerda’ fazem parte da exposição que retrata a relação da cidade com a natureza, a sinestesia das cores e as texturas das paisagens. A mostra gratuita poderá ser visitada pelos clientes mais perto no Espaço Gourmet – Piso L1, no período de 29 de março a 28 de abril. Com objetivo de oferecer uma melhor experiência às pessoas com deficiência, as obras são acompanhadas de QR codes com audiodescrição.

O artista ainda relata a importância das organizações apoiarem e valorizarem a cultura local, me como fomentar o movimento e o fazer artístico em grandes espaços da capital baiana. “Durante a minha vida artística tive pouquíssimas oportunidade de acessar lugares onde as pessoas pudessem ver o meu trabalho. Então, ter uma empresa do porte do Salvador Shopping acolhendo a minha arte na fachada e com uma exposição é de uma alegria e de uma importância gigante, além de ser um incentivo aos artistas locais e um fomento à cultura. Eu estou muito feliz em celebrar o aniversário da cidade no ‘Salvador'”, pontua Hori.

Quem é Hori? | O artista visual Hori Leal, de 40 anos, é a mente criativa do Estúdio Agá, espaço criativo localizado em uma casa colorida e cheia de vida no bairro do Santo Antônio. Natural de Poções, interior da Bahia, o artista reside em Salvador há 18 anos, cidade que inspira a sua arte. O profissional é formado em Administração, especialista em Mídias Sociais e artista visual autodidata. O Agá – localizado na Rua Direita do Santo Antônio, 244 – reúne trabalhos de mais de 20 artistas visuais, o lugar para quem está em busca de arte autoral do Nordeste. Foto: Larissa Barreto

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados