Edvaldo Brito festeja os 200 anos da primeira Constituição e reivindica mais negros no poder

O jurista e vereador Edvaldo Brito (PSD) ocupou hoje (25.03) a tribuna para lembrar que, nesta data, comemora-se os 200 anos da promulgação da primeira Constituição do Brasil. Em 25 de março de 1824 o Brasil era o único império das Américas, com Dom Pedro I à frente do governo.

No seu pronunciamento, Brito destacou que na Carta Magna tinha uma regra: o candidato para ser Senador deveria ter patrimônio de 800 contos de réis (cerca de 100 milhões de reais hoje). Ele destacou que, naquela situação, era impossível um escravo ou um descendente seu subir na tribuna municipal ou governar essa cidade. Recordou que ele veio de Muritiba para estudar, tomou um navio, e 25 anos depois era o prefeito da capital baiana.

Encerrando, parabenizou a cidade pelos 475 anos e lembrou, que durante todo esse tempo, Salvador só foi governada uma única vez por um nego, ele mesmo. E lançou um desafio: “A pergunta que se faz e que eu faço, depois de 70 anos de convivência com essa cidade, por que, meu Deus, só um? Qual a razão? É o desafio que eu deixo, mas é também a vontade de mostrar que nós todos deveremos lutar para que esta cidade tenha mais negros a governando e reconheça a força que os negros aqui lhe emprestaram com toda a sua energia”. Foto: Ivan Luiz / Repórter Hoje

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados