CODECON realiza Operação Semana Santa com fiscalização e pesquisa de preço

O período que antecede a Semana Santa impulsiona o comércio com consumidores em busca chocolates e de ingredientes para a ceia, resultando em um aumento nas ofertas e nas denúncias por irregularidades. Para auxiliar os consumidores na pesquisa de preços e coibir práticas abusivas, a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (CODECON), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP), realiza anualmente a Operação Semana Santa. Neste ano, a operação teve início em 13 de março e seguirá até 27 de março, com a divulgação da pesquisa de preço marcada para o dia 25 de março.

O diretor-geral da CODECON, Zilton Netto, compartilhou algumas dicas para os consumidores aproveitarem as ofertas sem preocupações: “O consumidor deve estar atento aos detalhes em diversos aspectos na hora das compras, como os ovos de Páscoa com brinquedos, que devem conter a idade indicativa e o selo do INMETRO. Nos ingredientes, seja em feiras ou mercados, é fundamental observar a data de validade nos produtos, a higiene do local e as informações de composição do produto. A CODECON está nas ruas, mas também precisamos do cidadão como fiscal de seus direitos, atentos e prontos para denunciar qualquer abusividade”, ressaltou Netto.

Espalhados por diversos bairros de Salvador, os agentes de fiscalização observam o cumprimento das normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC), como o armazenamento dos alimentos, a higiene dos locais, a exposição de preços, o cumprimento das ofertas e o selo do Inmetro em chocolates com brindes infantis. Já a pesquisa de preços é realizada em todas as feiras e nos principais supermercados, incluindo itens como peixe, camarão seco, leite de coco, quiabo e azeite de dendê. A divulgação dos resultados da pesquisa está prevista para o dia 25 de março, nas redes sociais e no site do órgão.

Serviço:

Para denunciar práticas abusivas nas relações de consumo, os canais oficiais são:
Aplicativo Codecon Mobile, Aplicativo Fala Salvador, site (www.codecon.salvador.ba.gov.br), portal do Fala Salvador (www.falasalvador.ba.gov.br) ou através da Central de Atendimento Disque Salvador – 156. A Central Municipal de Atendimento ao Consumidor funciona de segunda a sexta-feira em dias úteis, das 8h às 17h, na Rua Chile, nº 3, Centro.
Para mais orientações, o cidadão pode ligar para o número: (71) 3202-6270 ou acessar as redes sociais do órgão. Foto: Divulgação

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