Iraquara já tem mais de 400 domicílios com acesso a coleta e tratamento de esgoto

Sistema de esgotamento sanitário, na reta de final de implantação, está coletando e tratando esgoto em fase de teste no município.

A sede municipal de Iraquara, situada na Chapada Diamantina, está prestes a receber seu sistema de esgotamento sanitário (SES). A obra de implantação da infraestrutura que vai garantir o acesso a coleta e tratamento de esgoto doméstico aos domicílios está chegando na reta final. A estação de tratamento de esgoto, e toda a estrutura de coleta e bombeamento que vai atender os bairros Centro e Morumbi já estão funcionando em fase de teste.

“No projeto de execução da obra, das 606 ligações de esgoto previstas, a Embasa já ligou 482 imóveis, em área de interesse social, à rede pública coletora. Com isso, estamos conseguindo atualmente testar a funcionalidade da infraestrutura instalada. Os testes são importantes para os ajustes finais necessários serem efetuados antes da entrega desse empreendimento de grande relevância pra a região”, explica Christiano Bressy, gerente das obras de expansão do interior.

O SES de Iraquara representa um investimento da ordem de R$ 16 milhões, tem previsão de entrega em maio deste ano e, inicialmente, vai atender 606 domicílios. Com a instalação de mais pontos de ligação dos imóveis à rede pública coletora, a estrutura implantada terá a capacidade de atender 55% da sede municipal.

Iraquara é um município situado na Chapada Diamantina, região onde nasce o rio Paraguaçu, importante manancial que garante o abastecimento público de cerca de 50 municípios baianos.

“Quando implantamos a infraestrutura de coleta e tratamento de esgoto, entregamos um meio acessível para a população destinar corretamente a água utilizada no domicílio, eliminando o risco de disseminação de doenças e de degradação da qualidade da água de córregos e rios”, declara o presidente da Embasa, Leonardo Góes. Foto: Divulgação / Embasa

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados