Lula diz que Petrobras não tem de pensar só nos acionistas, mas nos brasileiros

Em entrevista gravada na manhã desta segunda-feira, 11 de março, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou com o jornalista Cesar Filho para a estreia do novo SBT Brasil, que vai ao ar a partir das 19h45 de hoje. Lula defende a decisão da Petrobras de não distribuir a íntegra de dividendos que, segundo analistas, fez a empresa perder mais de R$ 50 bilhões de seu valor de mercado.

Lula reforça que a empresa deve destinar parte de sua receita para investimentos e critica o mercado, dizendo que a Petrobras não tem que pensar somente nos acionistas, mas sobretudo nos brasileiros. Ainda afirma que houve uma “conversa séria” entre governo e direção da Petrobras sobre os rumos da estatal. “Tenho compromisso com o povo brasileiro de reduzir o preço do combustível, da gasolina, do gás de cozinha e do óleo diesel. A gente não tem por que ter preço equiparado a preço internacional. Porque somos autossuficientes na prospecção de petróleo”, apontou.

Comenta as últimas pesquisas que mostraram a queda de sua avaliação: – “Eu tenho certeza absoluta que não tem nenhuma razão do povo brasileiro me dar 100% de popularidade porque ainda nós estamos muito aquém daquilo que prometemos”.

O petista comemora o preço da carne, mas admitiu que “o preço do arroz, do feijão e da energia está alto” e que pediu para que os ministros da Fazenda e de Minas e Energia tomem providências.

Perguntado sobre juros, Lula volta a subir o tom contra o presidente do Banco Central Roberto Campos Neto – “Quando este cidadão, quando ele deixar o Banco Central ele vai ter que medir o que ele fez para este país. Na verdade, o que ele está fazendo neste instante é contribuir para o atraso do crescimento econômico deste país”.

Lula ainda comenta o julgamento próximo no Superior Tribunal de Justiça que decide se o ex-jogador Robinho deve cumprir pena no Brasil – “um homem, um jovem que tem dinheiro, um jovem rico, famoso, pratica estupro e coletivo e acha que não cometeu crime, acha que estava bêbado, cria vergonha, sabe?” . “O Robinho já foi condenado na Itália e era para ele estar cumprindo pena”, conclui.

Na entrevista, Lula ainda fala sobre a busca pelos fugitivos do presídio federal de segurança máxima de Mossoró. Foto: Foto: Ricardo Stuckert/PR

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados