Conselheiros das Prefeituras-Bairro são capacitados em ações preventivas pela Codesal

Como parte do projeto Mobiliza Defesa Civil, foram capacitados, hoje (06/03), em ações preventivas os conselheiros comunitários das Prefeituras-Bairro, atividade promovida pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) e Secretaria de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro. O evento integra os preparativos para a Operação Chuva 2024.

O Mobiliza Defesa Civil visa promover a capacitação de entidades, associações de voluntários e comunitárias nas ações de prevenção a desastres no município de Salvador, para atuação conjunta com as comunidades localizadas em áreas de risco, apoiadas pela Codesal por meio dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs).

Ao abrir o evento, o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, destacou que “os investimentos iniciados por ACM Neto e continuados pelo prefeito Bruno Reis e a vice Ana Paula Matos, fortaleceram a Defesa Civil como órgão de prevenção, hoje referência em nosso país, que influíram na vida das pessoas de modo que as noites de chuva não sejam mais noites de insegurança”.

“A capacitação tem como meta instruir os conselheiros comunitários regionais sobre nossas atividades preventivas para que possam agir em uma situação de emergência, ampliando a efetividade das ações dos órgãos parceiros da Codesal durante a Operação Chuva”, destacou.

Já o secretário municipal de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, Luciano Sandes, acentuou que “o objetivo da mobilização dos conselheiros é aproximar os colaboradores de sua pasta das ações executadas por outros órgãos, a exemplo da Defesa Civil, para que possam atender as comunidades da melhor forma possível”.

“As Prefeituras-Bairro formam um elo da população com a gestão municipal. No período de chuvas, essa ligação se torna ainda mais importante. Por isso a capacitação para agir nesses momentos é fundamental”, afirma a subcoordenadora Ações Comunitárias e Educativas, Fabiana Santana.

Anualmente, entre março e junho, período de maior volume de chuvas em Salvador, a Prefeitura de Salvador decreta a Operação Chuva que, sob a coordenação da Codesal, envolve os órgãos parceiros do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil em ações preventivas.

O Mobiliza Defesa Civil, envolvendo as 10 Prefeituras-bairro de Salvador, capacita nova turma de conselheiros comunitários amanhã, quinta-feira (07/03). Os módulos incluem temas sobre Defesa Civil Institucional e Percepção de Risco, Primeiros Socorros, Clima e Meio Ambiente. Foto: Ascom / Codesal

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados