Escolas Criativas Boca de Brasa abrem inscrições para formações artístico-culturais

Projeto, que existe há quase 38 anos, vai atuar nos polos criativos de Itapuã, na sede do Malê Debalê, e Barra-Pituba, na Escola do Gantois

O projeto Boca de Brasa, que está há quase 38 anos exercendo atividades para fortalecer, promover a cultura e estimular a criatividade na cidade, chega em 2024 com a parceria entre o Instituto CEAFRO – ICEAFRO, e a Fundação Gregório de Mattos, que juntos realizam as ações dos Polos Criativos Boca de Brasa, com inscrições iniciando em 29 de fevereiro, seguindo até 27 de março através do site iceafro.org.br.

Os inscritos terão a oportunidade de participar de formações artístico-culturais e criativas que buscam reunir iniciativas, grupos, coletivos, espaços e organizações culturais em regiões de Salvador; desta vez, as unidades integradas serão os espaços Boca de Brasa Gantois e Boca de Brasa Malê, que vão acolher as atividades. A iniciativa tem coordenação geral de Fabíola Aquino, coordenação pedagógica de Nazaré Lima e direção artística de Val Soriano.

Utilizando o provérbio africano “Se você quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá acompanhado” como lema, a Escola Criativa oferece 90 horas de formação e será realizado nas Prefeituras Bairro de Itapuã e Barra/Pituba, as aulas que tem previsão de início em dois de abril.

O ICEAFRO, desde 2012, tem como visão enfrentar o racismo e o sexismo por meio da educação, baseando suas ações nos princípios de ancestralidade, identidade e resistência. E os Polos Criativos Boca de Brasa são espaços territoriais que concentram uma variedade de atividades formativas, de produção, articulação, difusão, circulação e fruição cultural, atuando a partir do tripé Escola Criativa Boca de Brasa, Espaço Boca de Brasa e Festival Boca de Brasa.

Destinados a jovens e adultos interessados no campo da cultura ou da economia criativa, os cursos oferecidos são compostos por laboratórios socioemocionais e de mídias sociais, além de cursos específicos para cada Polo. Durante o programa, os participantes terão acesso a atividades complementares, como visitas técnicas a centros culturais e cineclubes, e apresentações culturais.

Após a conclusão das oficinas específicas de cada Polo serão oferecidas atividades optativas em cinco áreas diferentes, além de uma oficina de empreendedorismo e gestão. Ao final do programa, os participantes receberão um certificado de conclusão, totalizando 90 horas de formação.

O Polo Itapuã, localizado na sede do Bloco Afro Malê Debalê, oferecerá os cursos de Dança Afro, Música, Sonorização, Figurino e Adereços, Turismo Cultural e Comunitário. Já, o Polo Barra/Pituba, situado na Escola do Gantois, disponibilizará formação em audiovisual e fotografia, música, sonorização, contrarregragem e gastronomia.

Essas ações são fruto da seleção da proposta do ICEAFRO no Edital 06/2023 – Polos Criativos Boca de Brasa, financiado pela Prefeitura de Salvador via Fundação Gregório de Mattos.

Outras informações e inscrições, acesse o site iceafro.org.br. Foto divulgação

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados