Alunos da Rede Municipal embarcam para Brasília para torneio nacional de robótica

Miriam Pinheiro e Enzo Lima, de 10 anos, Diogo Ventura e Lucas Gabriel, de 11 anos, alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Mario Altenfelder, localizado no bairro do Lobato, viajam na tarde desta terça-feira (27) para Brasília (DF), onde participam do Festival Sesi de Educação, o maior torneio de robótica educacional do país. A unidade de ensino é a única escola pública do Norte e Nordeste a participar do evento.

Classificada na etapa regional do First Lego League Challenge, em dezembro de 2023, a equipe soteropolitana, que adotou o nome “Lobato que Transforma”, enfrenta agora os desafios da competição nacional, cujos vencedores irão para a final em Houston, no Texas, Estados Unidos.

Além das habilidades técnicas ligadas à robótica, os alunos trabalharam um projeto que envolve pesquisa, artes e tecnologia. Eles construíram um par de óculos de realidade virtual com material reciclável e produziram o material digital para promover a experiência de visitar o Acervo da Laje – um espaço museal voltado à cultura e às artes do Subúrbio Ferroviário de Salvador. “Com esse trabalho, podemos apresentar o Acervo da Laje para o Brasil”, diz Miriam.

Às vésperas da viagem, os alunos são só euforia e animação. “Estou ansioso com a viagem e o torneio. São experiências muito legais e importantes. E aprendemos muito”, diz Diogo. Todos são unânimes em elencar o aprendizado, o trabalho em equipe, o contato com outros estudantes, as novas amizades como experiências importantes e motivadoras das competições de robótica que vem participando. A equipe “Lobato que transforma” é orientada pelo professor de Artes Visuais, Antônio Fernando Bulcão.

A First Lego League Challenge é voltada para crianças e jovens de 9 a 15 anos. O Festival Sesi de Educação 2024 ocorre de 28 de fevereiro a 2 de março no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados