Balanço: primeiro dia de Carnaval tem só duas ocorrências registradas pela Guarda Civil e melhoria no trânsito

Mesmo com um grande volume de foliões nas ruas na quinta-feira (8), o primeiro dia oficial de Carnaval foi considerado tranquilo, com somente duas ocorrências contabilizadas pelo Núcleo de Estatística da Guarda Civil Municipal (GCM). No circuito Barra-Ondina, houve a apreensão de uma arma branca com um ambulante. Já no circuito Batatinha (Pelourinho) ocorreu um furto contra um turista, que foi acompanhado à Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur) por agentes da Guarda para registro da ocorrência. Mais de mil integrantes da Guarda Civil realizaram o patrulhamento preventivo nos circuitos.

Outro dado positivo no primeiro dia da festa foi a melhoria na fluidez do trânsito nas vias próximas aos circuitos, com aumento de 13% da velocidade média, de 24,9 km/h para 28,1 km/h. Houve alta de 120% na quantidade de passageiros transportados pela linha Lapa x Calabar, que opera 24h, de forma gratuita, em via exclusiva da Avenida Centenário. Foram quase 63 mil pessoas transportadas pela linha nesta quinta em mais de 2 mil viagens, contra pouco mais de 28,6 mil passageiros no primeiro dia de Carnaval do ano passado.

Também aumentou o número de usuários no Elevador Lacerda, mesmo com apenas duas cabines em operação, devido às obras em andamento para a requalificação do ascensor. Foram 23.164 passageiros, 48% a mais do que o registrado na quinta de Carnaval em 2023. Mais de 6 mil pessoas usaram o Plano Inclinado Liberdade-Calçada.

No total, mais de 425 mil pessoas utilizaram o transporte coletivo por ônibus e ascensores, de acordo com a Secretaria de Mobilidade (Semob). Foram transportados nas linhas dos circuitos mais de 393 mil passageiros, dos quais 377 mil nas linhas convencionais e pouco mais de 16 mil pessoas no Expresso Salvador.

A segurança viária também melhorou, com queda de 77% no número de chamados nas regiões próximas ao Carnaval – de 845 para 191 este ano. Os dados são do Núcleo de Operação Assistida (NOA) da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). Foram registrados dois acidentes de trânsito, 1.846 autuações por agentes,1.046 atuações por meios eletrônicos por infrações diversas e 78 remoções de veículos.

Os portais eletrônicos de acesso às zonas de restrição registraram a passagem de 41.397 veículos, dos quais 441 foram autuados por acesso irregular. Nas blitzes de alcoolemia, foram abordados 467 veículos, dos quais 64 foram notificados. Já na operação de combate ao transporte clandestino, foram 46 abordagens e três veículos enviados para o pátio da Transalvador.

Saúde – Com a ampliação da estrutura de saúde, antecipação do início das atividades e público maior nas ruas, cresceu 21% o número de atendimentos nos Módulos Assistenciais operados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A maior parte dos 466 atendimentos refere-se a episódios de intoxicação alcoólica, dor de cabeça, tontura, dor abdominal ou muscular. Houve redução de 22% dos casos de agressão em relação ao primeiro dia da festa em 2023 e ausência de casos por arma de fogo.

O circuito Dodô (Barra/Ondina) realizou 321 atendimentos, enquanto o circuito Osmar (Campo Grande) foi responsável por 124 atendimentos. Já o Batatinha (Pelourinho) contabilizou 13 acolhimentos e o Mestre Bimba (Nordeste de Amaralina), oito.

Ordem pública – A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) recolheu 846 itens não autorizados, como garrafas de vidro, bebidas artesanais e outros que podem representar riscos à segurança dos foliões, como 200 espetos de churrasco. A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) registrou 1,5 mil ações preventivas, sem afogamentos registrados.

Assistência social – Na campanha “Criança Não é Mão de Obra”, de combate ao trabalho infantil, a Secretaria Municipal de Promoção Social (Sempre) realizou 248 abordagens e 95 cadastros. Foram identificadas 36 crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil e 56 casos de vulnerabilidade. Houve ainda 81 encaminhamentos para o Centro de Convivência e outros 31 diversos, para órgãos como CRAS, CREAS e Conselho Tutelar. No Catafolia, foram distribuídas 2.330 refweições para catadores de materiais recicláveis.

Fiscalização – A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) realizou 208 vistorias na quinta em balcões, bares, praticáveis, camarotes, marquises, palcos, depósitos e estabelecimentos comerciais. Foram 34 vistorias em camarotes, resultando em sete notificações.

A pasta ainda apreendeu mais de 10 mil itens de publicidade irregular, como copos, viseiras e blimps. Na fiscalização sonora, foram 71 vistorias feitas e 22 atividades encerradas.

Mulher e Juventude – Serviço de acolhimento para filhos de ambulantes cadastrados para a festa, o Acolhe Salvador recebeu 333 crianças na quinta, a maior parte delas (37%) na faixa dos 4 aos 6 anos. Foram registradas pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) 15 ocorrências de violência contra a mulher, das quais duas por violência física, duas por violência psicológica, oito por violência moral e três casos de importunação sexual.

Manutenção – Foi feita a limpeza de 50 dispositivos de drenagem (caixas de sarjeta e grelhas) no trecho entre o Campo Grande e a Praça Castro Alves pela Secretaria de Manutenção (Seman). Por causa da chuva, alguns dispositivos de drenagem estavam bloqueados pelo lixo e folhas de árvores, sendo necessária a desobstrução. Principalmente objetos de plástico foram retirados de 188 bocas de lobo, em vários pontos dos circuitos oficiais e bairros, como Nordeste de Amaralina, Plataforma, Periperi e Piatã. Fotos: Betto Jr./ Secom PMS e Ascom GCMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados