Alerta Geral completa 30 anos de samba no carnaval da Bahia

Chapéu Panamá, bermuda branca e o “manto” azul e branco, mais conhecido como a fantasia do bloco: estes são alguns dos elementos essenciais dos associados do Bloco Alerta Geral. A instituição que foi para a avenida nesta quinta-feira (08) comemorar os 30 anos de história, desfilou com um mar de foliões e levou o samba para milhares de sambistas presentes no Campo Grande.

Com o grupo baiano, Swing do Fora, o cantor Xandy de Pilares e o grupo Fundo de Quintal – um dos maiores grupos de samba do Brasil, o bloco seguiu pela avenida fazendo o samba e a alegria dos sambistas. O presidente ressaltou a importância do Fundo de Quintal para o Bloco, relembrou que foi o grupo que fez o primeiro Alerta Geral, em 1994. “São três décadas levando samba e alegria no carnaval de Salvador”, destaca José Arerê, presidente do bloco. Ele ainda acrescenta que “completar 30 anos é muita felicidade Quando falamos de samba, nós estamos falando de ancestralidade, de cultura e do povo negro”. Ver essa multidão é entender a força do samba para a Bahia. Estou muito feliz em estar aqui”. E finalizou pedindo muita paz para a festa carnavalesca.

Ancestralidade, samba dos terreiros e entender a importância do samba na nossa cultura são cruciais dentro da festa carnavalesca. “Hoje é dia de revisitar nossa ancestralidade e entender o quanto o samba nos formou. Para mim, é o melhor dia do carnaval”, destacou Márcia Ministra, educadora social e que já tem uma década de foliã do bloco. Nesta mesma linha, a cabeleireira Any Ferraz, que estava com a mãe no bloco, afirmou que “o samba é a minha vida, desde pequena que vivo o samba, minha mãe me acompanha há 25 anos aqui no bloco. Ela quem me ensinou, sem ela não tem samba”, ressaltou rindo e abraçando forte dona Joselita, sua mãe de 74 anos.

É grande a diversidade das faixas etárias dentro do bloco. Para Jorge Lino, 70, professor, “precisamos manter viva nossa memória, nossa ancestralidade e respeitar nossas raízes. Venho e enquanto tiver vida, estarei aqui para celebrar o samba”, afirma o professor que desceu de galera para o Bloco. Já Yasmin Santos, com 24 anos, diz: “eu nasci pra sambar e vou viver disso, eu amo o samba e estarei sempre aqui quando puder”. Do trio, o ator global Macarrão emocionado disse “isso aqui é de tamanha emoção. Eu cresci no Alerta Geral com meu pai. Não lembro de meu pai não ter me dado um livro, mas nunca vou esquecer que ele me deu o samba. É sobre ancestralidade e raízes”, finalizou o ator que vem se destacando pela atuação na novela Renascer – gravada aqui na Bahia.

O Alerta só desfila nesta quinta-feira (09) e é uma das instituições contempladas no Carnaval Ouro Negro de 2024. Com sede localizada no bairro dos Barris, todos os anos reúne mais de 2500 associados do Bloco.

Carnaval Ouro Negro 2024 – O Carnaval da Bahia é Ouro Negro. Em 2024, foram investidos R$15 milhões para proporcionar o apoio a mais de 170 grupos dos segmentos afro, afoxé, samba, reggae e de índio. Só no carnaval de Salvador são mais de 100 entidades que desfilam nos circuitos oficiais da folia. Entre as entidades contempladas estão grupos tradicionais como o Olodum, Ilê Aiyê, Filhos de Gandhy, Muzenza e Cortejo Afro. A SecultBA amplia sua parceria com blocos tão importantes com o intuito de preservar a tradição destes na folia soteropolitana e nas suas comunidades de origem, valorizando as nossas matrizes africanas.

Carnaval da Cultura – Comemorar, enaltecer e fortalecer os Blocos Afro em seus 50 anos de existência, contados a partir do nascimento do Ilê Aiyê, o pioneiro, é garantir que a festa também seja um lugar para que negras e negros baianos contem as suas narrativas e façam parte da história do mundo. Por isso, o tema do Carnaval da Bahia em 2024 é os 50 anos de Blocos Afro – Nossa Energia é Ancestral. Em cada circuito, em cada sorriso, em cada bloco desfilando as belezas do povo preto, em cada brilho pelas ladeiras do Pelô. É a folia animada, diversa e democrática do Carnaval e é também a preservação do patrimônio cultural, com o apoio ao carnaval tradicional dos mascarados de Maragojipe. O Carnaval da Cultura é promovido pelo Governo do Estado, “50 anos dos Blocos Afro – Carnaval da Bahia 2024 – Nossa Energia é Ancestral”. Foto: Divulgação / Secult-BA

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados