Confira 11 curiosidades sobre o clássico Corinthians x Santos, que pode ser o único em 2024

Novo encontro entre os times ficaria condicionado ao mata-mata do Campeonato Paulista

Santos e Corinthians se enfrentam nesta quarta-feira (07), às 19h30, na Vila Belmiro, em duelo válido pelo Campeonato Paulista. O clássico pode ser o único entre os times no ano de 2024. Isso porque o Peixe irá disputar a Série B do Campeonato Brasileiro na atual temporada e as chances de um novo confronto ficariam exclusivas a um possível enfrentamento no mata-mata do Paulistão. No estadual, as equipes no momento não se enfrentariam se as atuais classificações fossem mantidas (o Santos ocupa a primeira posição do grupo A, com 12 pontos, enquanto o Timão está na última posição do grupo C, com apenas três pontos). O clássico é o primeiro do estado e teve a primeira partida em 1913. A seguir, o levantamento do site Apostagolos.com mostra 11 curiosidades sobre o clássico alvinegro.

Duelo de velhos conhecidos

O duelo vai opor vários jogadores que já estiveram dos dois lados, principalmente por parte do Santos. A equipe de Vila Belmiro possui seis atletas que já passaram pelo Corinthians. São eles: Gil, Dodô, Giuliano, Cazares, Otero e Willian Bigode. Além destes, o técnico Fábio Carille já comandou o rival, onde foi campeão brasileiro em 2017. Pelo lado do alvinegro da capital, o zagueiro Gustavo Henrique e o atacante Yuri Alberto já vestiram a camisa do Peixe.

Clubes já disputaram nove finais

Os alvinegros já disputaram nove finais de campeonato, sendo uma delas a decisão do Brasileirão de 2002. A equipe de Diego e Robinho levou a melhor sobre o Timão, com vitórias por 2 a 0 e 3 a 2. Na última final entre os dois, no entanto, o título ficou com a equipe de Parque São Jorge, no Paulistão de 2013. Depois de vencer por 2 a 1 no Pacaembu, o Timão empatou por um 1 a 1 na Vila Belmiro e ficou com a taça.

Último mata-mata foi vencido pelo Corinthians

A última vez que as equipes se enfrentaram em uma disputa eliminatória foi em 2022, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O Corinthians praticamente sacramentou a classificação no primeiro jogo, com uma vitória por 4 a 0 na Neo Química Arena. Na volta, o Santos venceu por 1 a 0, o que foi insuficiente.

Fenômeno marcou o milésimo gol do confronto

No primeiro jogo da decisão do Campeonato Paulista de 2009, Ronaldo Fenômeno marcou o milésimo gol do clássico alvinegro, na vitória do Corinthians por 3 a 1 na Vila Belmiro. Um empate por 1 a 1 confirmou o título do Timão na segunda partida.

Maior artilheiro do Santos no confronto

O maior artilheiro do Peixe contra o Corinthians é Pelé, com incríveis 50 gols.

Maior artilheiro do Corinthians no confronto

Pelo lado do Corinthians, três jogadores dividem a artilharia contra o rival: Neco, Teleco e Cláudio (maior artilheiro da história do clube). Os três marcaram 21 gols contra o Santos.

Maiores tabus

O Santos ficou sem vencer o rival entre os anos de 1976 e 1983. Já o Corinthians não conseguiu derrotar o adversário entre 1961 e 1967, somando todas as competições. Ambos os períodos totalizaram 19 partidas de jejum.

Maiores goleadas

A maior goleada do clássico é do Corinthians, um 11 a 0 em 1920. Do lado santista, a vitória com maior diferença de gols foi em 1932, um 7 a 1 (o placar viria a se repetir em favor do Timão no Brasileirão de 2005, na goleada mais recente do clássico).

O placar mais repetido

O placar que mais aconteceu entre os dois times foi o empate por 1 a 1, registrado 38 vezes nos mais de 300 jogos entre os alvinegros.

Maior número de vitórias

No total de 309 jogos, o Corinthians possui 122 vitórias, contra 98 do Santos. Houve ainda outros 89 empates. Há divergência nos números pelas duas equipes, no entanto, a referência utilizada foi do site O Gol.

O primeiro clássico do estado

Corinthians e Santos é o primeiro clássico do estado de São Paulo. A partida inaugural do confronto aconteceu no dia 22 de junho de 1913, em jogo disputado no estádio Palestra Itália pelo Campeonato Paulista daquele ano. O alvinegro praiano levou a melhor e venceu por 6 a 3. (Apostagolos) Foto: Imago

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados