Revitalização feita pela Prefeitura de Salvador impulsiona vendas na Feira do Curtume

Depois de quatro meses que a nova Feira do Curtume, na Calçada, foi entregue pela Prefeitura de Salvador totalmente revitalizada, os permissionários comemoram as melhorias e, consequentemente, o crescimento no fluxo das vendas. O espaço público municipal, gerido pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), é considerado um dos mais importantes centros comerciais da Cidade Baixa.

Por décadas trabalhando na feira antiga, o ambulante Valdemar Oliveira, 59 anos, comenta o que mudou com a nova estrutura. “Antes, a gente ficava no meio da rua, na lama, na sujeira, sem banheiro e nenhuma estrutura. Agora é tudo limpinho, organizado, arrumado. Podemos ajeitar os nossos alimentos. É bom para a gente e, também para quem compra”, disse o vendedor de frutas, legumes e grãos, que tira do ofício o sustento para esposa, três filhos e quatro netos.

No local, 112 barracas vendem frutas, verduras, hortaliças, produtos da roça, artesanatos, cereais, grãos, entre outros. Todas as quartas-feiras, Antônio Marcos dos Santos, 52 anos, vai à feira fazer compras. Morador da região há 40 anos, ele lembra das dificuldades enfrentadas antes da reforma. “Tudo alagava, era uma lama, um horror! Hoje, está um paraíso, um espaço bonito, organizado e com uma estrutura maravilhosa. Nós, que vivemos aqui e conhecemos a feira lá no passado, só temos a agradecer”, disse o cliente assíduo.

Além dos boxes de hortifruti, a feira conta com oito boxes para bares e restaurantes. O funcionamento é de segunda a sábado, das 6h às 18h. Nos domingos e feriados, o atendimento é das 6h às 15h. Com box totalmente reformado na nova área externa, o Point da Rita serve refeições a preços populares. Para a ajudante de cozinha e garçonete Marília Florence, 38 anos, a revitalização foi fundamental para atrair novos clientes. “O movimento é muito bom na hora do almoço. Sempre temos fluxo de quem trabalha na Calçada e dos policiais da delegacia”, diz a vendedora, referindo-se aos clientes do complexo de polícia, na Baixa do Fiscal.

Comerciante na região há mais de 35 anos, a dona do box, Rita de Cássia da Silva, 59 anos, diz que prefere esquecer a feira antiga. “Quero nem lembrar, era horrível. Agora sim temos dignidade, está um espaço maravilhoso, temos estrutura e melhorou a movimentação dos nossos clientes”, enfatiza a microempreendedora, que emprega cinco pessoas.

Pela primeira vez na feira, o revendedor de gás Luciano de Jesus, 40 anos, buscou o centro comercial para almoçar. “Nunca fui cliente da feira antiga, passava na rua e via aquela confusão. Sem dúvidas, esse espaço bonito e com estrutura ficou muito melhor. Fui muito bem atendido e a comida muito boa. Vou virar freguês”, pontuou. Além dos espaços para venda de produtos, vendedores e clientes contam com uma área para carga e descarga, sanitários, escritório e outras facilidades.

Investimento e estrutura – O investimento da Prefeitura foi de R$6,2 milhões para execução do projeto, elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF). O espaço conta com sanitários, praça de alimentação com boxes para a comercialização de bebidas e refeições, sala de administração e um módulo de apoio contemplando depósito, sanitário, abrigo de resíduos e guarita.

Para cumprir os requisitos de acessibilidade, foram construídas rampa, escada de acesso com sinalização tátil no piso e sanitário PCD. Na área externa há estacionamento com 17 vagas, pátio de carga e descarga para receber caminhões e outros veículos de carga de mercadorias, além de área verde arborizada e espaço de convivência.

O projeto de requalificação da Feira do Curtume integra as ações previstas no Plano de Bairros de Itapagipe. A iniciativa reúne informações sobre o território e proposições para o desenvolvimento integrado e sustentável dos 14 bairros que integram a região: Santa Luzia, Calçada, Mares, Uruguai, Massaranduba, Jardim Cruzeiro/Vila Ruy Barbosa, Caminho de Areia, Roma, Boa Viagem, Monte Serrat, Bonfim, Mangueira, Ribeira e Lobato. Foto: Bruno Concha / Secom PMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados