Edvaldo Brito festeja a criação da Delegacia de Combate à Intolerância Religiosa

Exatos cinco anos atrás, o jurista e vereador Edvaldo Brito (PSD) teve uma audiência com o então secretário de Justiça, Maurício Barbosa, formalizando o pedido de criação de uma Delegacia Especializada de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa. A necessidade se tornou urgente depois de vários ataques a Terreiros de Candomblé, sítios sagrados e à Igreja do Bonfim, amplamente noticiados pela mídia. Em seguida, Brito enviou a solicitação ao governador, embasado na Constituição Federal e na Constituição do Estado da Bahia.

Em março de 2022, o governo inaugurou a Coordenação Especializada de Repressão aos Crimes de Intolerância e Discriminação (Coercid), para atender o cidadão, com ênfase em pessoas LGBTQIA+, com deficiência e aquelas que sofram crimes relacionados a raça, religião e etnia. Com registros feitos em qualquer delegacia do estado, a Coercid tem orientado os processos, acolhendo as vítimas e acompanhando casos.

Ontem, o governador Jerônimo Rodrigues se reuniu com lideranças de diversas religiões e anunciou que vai criar a Delegacia Especializada de Combate à Intolerância Religiosa, fortalecendo a ronda Omnira, já criada com o mesmo propósito. “Fui convidado para a reunião, mas não pude comparecer por estar viajando. Fico feliz e agradecido ao governador pela instalação da delegacia, colaborando para a igualdade entre todos e a punição dos criminosos. É preciso respeito mútuo para que as religiões possam ser professadas sem medo ou sobressaltos”, comemorou Brito. Foto: Divulgação

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados