SineBahia Uruguai abre as portas para a população da península itapagipana

A população de um dos 14 bairros que compõem a Península de Itapagipe já pode contar com os serviços oferecidos pelo SineBahia, vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O novo posto funciona no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), inaugurado nesta quarta-feira, 17, no Bahia Outlet Center, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues. O investimento para o SAC foi de R$ 4,2 milhões, por meio da Secretaria de Administração (Saeb).

Os serviços oferecidos na nova unidade SineBahia serão o da intermediação para o trabalho formal e habilitação do seguro-desemprego, com funcionamento de segunda à sexta-feira das 7h às 15h30, mediante agendamento pelo site bahia.gov.br. Além dos serviços oferecidos pelo SineBahia/Setre, o SAC Uruguai também oferta a emissão de documentos como RG, Certidão de Antecedentes Criminais, habilitação para condução de veículos, além de emplacamento e transferência de propriedade do veículo.

A capacidade total dos serviços da nova unidade do SAC é de 14.460 atendimentos por mês, em um espaço de mais de 740 metros quadrados.

Além do governador Jerônimo Rodrigues, estiveram presentes o chefe de gabinete da Setre, Juremar Oliveira, os secretários da Saeb, Edelvino Góes e da Igualdade Racial (Sepromi), Ângela Guimarães, entre outras autoridades.

“A península itapagipana é uma das regiões demográficas maiores de Salvador, e chegar mais perto do cidadão é fundamental. Isso quer dizer cuidar de gente e dar acesso ao povo aos serviços importantes como a intermediação e mão-de-obra, acesso ao Detran, uma série de serviços que vai ter aqui”, disse o chefe de gabinete da Setre, Juremar Oliveira.

Economia local – A unidade SineBahia do Uruguai facilitará o acesso dos serviços aos moradores da região, já que os postos Sine mais próximos estão localizados nos bairros da Liberdade e no Comércio.O governador Jerônimo Rodrigues lembrou que a oferta de serviços públicos no bairro acaba, também, impulsionando a economia do empreendedor da região.

“Hoje, a gente une aquilo que é empreendimento privado e particular. De um lado, é um shopping e, do outro, são unidades fabris, indústrias, inclusive, de tecido. Compartilhamos essa ação com os empresários, juntando a capacidade de empreender e os serviços públicos. Na medida em que a gente instala um SAC, a gente traz as pessoas aqui, para dentro. Naturalmente, as pessoas consomem, conhecem, divulgam, e nós, nesse momento, nos comprometemos com a possibilidade de trazermos outros serviços. Nós queremos fazer isso em outros bairros da cidade de Salvador e na Bahia. Aqui, é um exemplo porque a Cidade Baixa, essa região da Península, precisa de investimentos. Nós temos a responsabilidade de compartilhar a nossa ação de investimentos aqui, na região”, disse Jerônimo.

A coordenadora do SineBahia, Kadine Bárbara, disse que a ideia é absorver o público que fica mais afastado de outras unidades. “A gente aqui vai absorver um público que fica mais afastado das outras unidades. A península itapagipana agrega 14 bairros. Então é importante que a gente traga o serviço para a população e facilita esse acesso. A gente a vai fazer o serviço de intermediação de mão de obra e do seguro desemprego para os trabalhadores. A ideia é, também, que a gente consiga movimentar o comércio local e buscar essas áreas de emprego para poder intermediar a população daqui mesmo. Então, facilita também para os empregadores, no processo de deslocamento, para que o trabalhador chegue mais rápido”, disse a coordenadora.

Moradora da Vila Rui Barbosa, nas imediações, a dona-de-casa Edilene Almeida, lembra que a população desta região da capital tem necessidade desse tipo de equipamento público: “É uma região grande, que é carente, às vezes não tem nem transporte para outros lugares. Todos esses serviços irão ajudar muito. O SineBahia vai ajudar ainda mais porque aqui na cidade Baixa tem muita gente desempregada. E aqui vai encontrar as próprias empresas da região”, disse.

São cerca de 418 mil habitantes na Península de Itapagipe, abrangendo 14 bairros: Uruguai, Boa Viagem, Bonfim, Calçada, Caminho da Areia, Mangueira, Mares, Massaranduba, Mont Serrat, Roma, Ribeira, Vila Rui Barbosa/ Jardim Cruzeiro, Lobato e Santa Luzia.

Estrutura do SAC Uruguai

O SAC Uruguai terá uma equipe composta por 47 funcionários e capacidade de 14.460. A estrutura conta com pontos de atendimento de sete órgãos que prestam serviço público, uma área de espera com 87 lugares, 04 pontos de atendimento na recepção, salas de descompressão e de reunião, além de uma copa. O funcionamento será de segunda à sexta-feira das 7h às 16h.

Além do SineBahia/Setre, o SAC do Uruguai contará com 22 pontos de atendimento dos seguintes prestadores de serviço público: Centro de Documentação e Estatística Policial (Cedep)/Secretaria de Segurança Pública (SSP-Ba); Departamento Estadual de Trânsito (Detran-Ba); Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM)/SSP-Ba; Planserv/Saeb; Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev)/Saeb e Mais BB (Banco do Brasil). Foto: Fernando Udo / Ascom Setre

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados