Rua Afonso Celso, na Barra, ganha mais acessibilidade após requalificação da Prefeitura

A Prefeitura de Salvador entregou nesta quarta-feira (17) a requalificação da Rua Afonso Celso, uma das principais ligações ao Farol da Barra. A obra foi inaugurada pelo prefeito Bruno Reis e contemplou melhorias na pavimentação e instalação de mobiliários urbanos, proporcionando mais conforto, segurança e acessibilidade a pedestres e motoristas.

O projeto abrangeu 600 metros de extensão da via, envolvendo sobretudo a ampliação do passeio. As calçadas foram remodeladas para ficarem mais largas, garantindo mais espaço para os pedestres e possibilitando melhor mobilidade para pessoas com dificuldade de locomoção. Essa era uma das principais demandas dos moradores da região.

O prefeito Bruno Reis afirmou que as obras na Afonso Celso integram o projeto maior, de revitalização da Barra. “Depois que nós concluímos a requalificação da orla da Barra, lá atrás, avançamos com obras no Jardim Brasil, no Corredor da Vitória, na Sabino Silva, na nova Av. Milton Santos e na nova Av. Centenário. Era importante, portanto, trazer essas melhorias também para a Afonso Celso”, disse.

“Afinal, a Barra é um cartão postal importante da nossa cidade. Em especial neste momento que se aproxima, do Carnaval, onde milhares de visitantes do Brasil e do mundo vêm para a Barra. É daqui que saem os blocos, é aqui que se produzem aquelas imagens de Salvador que são divulgadas no Brasil e no mundo e que servem para ajudar a nossa cidade a se consolidar como o principal destino turístico do Brasil”, completou o prefeito.

O projeto foi elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e os serviços foram executados pela Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman). Também foi realizada a troca da pavimentação asfáltica e a implantação de piso intertravado em determinados trechos, sobretudo nos bolsões de estacionamento e pontos de ônibus. Também foram instaladas novas lixeiras e equipamentos urbanos em geral.

Titular da Seman, Lázaro Jezler destacou que as obras ampliaram a acessibilidade da rua. “É uma área com muitos moradores idosos, e ocorre que as árvores cresceram no meio do passeio, criando alguns obstáculos para eles. Então, o projeto fez com que o passeio fosse alargado desviando das árvores. Com isso, a gente pode manter todas as árvores, plantar muitas outras, e ainda conceder acessibilidade às pessoas que precisam”, disse.

Melhorias – A esteticista Nadijane de Queiroz trabalha na rua há 20 anos e disse que as obras devem ordenar a região para os pedestres. “Os passeios, infelizmente, eram cheios de desníveis, e em algumas lojas, as pessoas estacionavam os carros em cima, prejudicando quem caminha. Agora, com esses bolsões de estacionamento, acho que vai ficar mais organizado e melhor para quem anda por aqui”, disse.

Já Guilherme Bepa é sócio de uma panificadora que funciona na Afonso Celso há dois anos. “Graças a Deus, fizeram essa ampliação no passeio. Não existia isso, e agora o pessoal pode andar mais tranquilo, sobretudo os turistas. E a melhoria para quem é comerciante é sempre bom, trouxe mais segurança”, afirmou.

O prefeito Bruno Reis afirmou que as melhorias vão atrair ainda mais investimentos para a Barra. “Mais pessoas estão vindo morar aqui, e consequentemente surgem mais serviços, que precisam atender a demanda dessas pessoas. Quem trabalha aqui, quem mora aqui, sem sombra de dúvidas vai ter muito mais qualidade de vida com essa obra. Ao longo do tempo, nós fomos devolvendo a cidade ao cidadão, fazendo com que a gente tivesse mais orgulho da cidade, orgulho de trazer um parente do interior, um visitante de qualquer lugar do Brasil”, disse. Foto: Betto Jr. / Secom PMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados