Lavagem do Bonfim reúne mais de 60 blocos que desfilam ao longo do trajeto rumo à Colina Sagrada

A celebração da Lavagem do Bonfim, nesta quinta-feira (11), marca o início da contagem regressiva para o Carnaval de Salvador. A festa popular de caráter religioso – mas que também tem o seu lado profano – contará com a apresentação de mais de 60 entidades, incluindo grupos musicais, blocos e artistas. Responsáveis pela trilha sonora da caminhada, eles iniciam as apresentações após o cortejo das baianas, nas imediações da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, logo após o ato inter-religioso previsto para as 8h.

As bandas e manifestações culturais, devidamente inscritas e cadastradas na Empresa Salvador Turismo (Saltur), alegram fiéis, baianos e turistas que participam da festa, que este ano tem o tema: “Com Jesus, o amado Senhor do Bonfim, aprendemos a caminhar juntos como irmãos”. Toda programação fará menção ao jubileu de 270 anos da inauguração da Igreja do Bonfim mediante o lema “Ao teu lado sempre unidos, somos teu povo Senhor”.

Desde 2005, o grupo de percussão Orixalá Batalá, que homenageia o maior dos orixás e foi criado pelo Mestre Giba Gonçalves, participa da festa. São dezenas de percussionistas, sobretudo mulheres, que vêm de cidades como Brasília, Natal e Aracaju, mas também de outros países, para participarem do cortejo, sendo um dos primeiros a desfilar, com concentração no Terminal Marítimo do Comércio.

Um dos mentores do grupo é o cantor baiano Gerônimo Santana, que vai acompanhar o bloco. Com o repertório pautado no samba reggae, o Orixalá Batalá promete levar o ritmo genuinamente baiano para as ruas, desde o Comércio até a Colina Sagrada. “A festa reúne gente do mundo inteiro. Para nós, é uma honra participar. Não temos muitas pretensões, apenas pelo diletantismo de viver e curtir a festa”, afirmou.

Presente na festa pelo segundo ano consecutivo, o microtrio NanoBill será a 19ª atração a animar o público. A concentração será nas proximidades da Igreja dos Mares. De lá, os foliões acompanham o cantor Bila Rey, que promete um repertório diverso, com mais de 1 mil canções selecionadas. Animado, ele diz que participar da folia na Lavagem do Bonfim é um presente. “Adoramos tocar nessa festa que é tão nossa, que carrega a cara do nosso povo baiano. Vai ser massa”, aposta o artista.

Normas – A Prefeitura lembra que os participantes do desfile só poderão ter acesso aos locais de concentração e de partida do cortejo, entre a Avenida Contorno até a Praça Tupinambás, mediante a autorização da Saltur. O nível máximo permitido de emissão sonora no percurso é de 100 decibéis. A medição é feita à distância de cinco metros de onde se encontra a fonte emissora do som.

É proibida ainda a utilização de cordas e de carroças com tração animal. Não poderá haver alteração do carro inscrito no dia do desfile. A armação dos participantes será realizada por ordem de chegada. Depois do término do evento, os carros inscritos não poderão permanecer em nenhum lugar do circuito, ficando sujeito a reboque e multa. Assim como não pode subir a Colina Sagrada, voltando à Praça Irmã Dulce no Largo de Roma. Foto: Bruno Concha / Secom PMS

Programação das entidades e microtrios que participam do desfile:

Os Malassombrado
Orixalá Batalá
Associação Cultural Bbg
Associação Bola Cheia
Bloco Afro Muzenza
Associação Afoxé Ilê Oyã
Bloco da Saudade
Malê Debalê
Bloco Proibido Proibir
Microtrio Takombin Narte
Rixô Elétrico
Afro Soweto
Vamos Nessa
Afoxé Euaê
Boca Louca
Alexandre Santos Lins
Bloco Afro Alerta Mente Negra
As Gostosas Mania de Sambar
NanoBill
Legião da Boa Vontade
Ordem dos Advogados da Bahia (OAB-BA)
Bloco Amor e Paixão com Nelson Rufino
Associação dos Oficiais Militares da Bahia
Sindicato dos Vigilantes da Bahia
Marcelo Oliveira Santos
Mariposa de Roma/Sambetão
Bloco de Reggae
Rádio Baia Dsol
Bloco Samba Terramar
Bloco de Índios Namandu Nosso Planeta
Bloco Afro Malcom X
Banda de Sopro
Sindicato Assufba
Huol Criações e Produções Artísticas
C.b.c. Kizumba
Centro Espírita Ponto das Amizades
Grupo de Forró Tradicional
Grupo Cultural Só Samba de Roda
Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário da Bahia
Oficina de Sons
Afoxé Daraju de Odé
Acema
Associação do Ministério Público da Bahia
Sindicato dos Professores Federais
Grupo Cultural Palafitas mi Bamba
Quem tem fé vai de pé de serra
Baladeiro Cbx
Bloco Afro Bogum
Centro Cultural Bombocado
Associação Cultural Omo Izo
Bicicleta Sonora
Os Imperadores
Afoxé Filhos de Gandhy
Banda Isqueminha
Bloco Dandara
Banda Fulqueirão
Fernando Cerqueira
Pescadores de Vidas
Jegue Traçado
Microtrio Amarana
Amil Produções Artísticas
Samba e Folia
Carro de Palha
Bloco Fala meu Loro
Associação Ombro Amigo
Viola Vadia
Banda Sertaneja

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados