Cultura do cuidado: Janeiro Branco e a importância da saúde mental

Neste ano a campanha convoca a sociedade para debater o mote “Saúde Mental enquanto há tempo: O que fazer agora?”

Quase 1 bilhão de pessoas vivem com algum transtorno mental no mundo. Essa afirmação foi feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo dados publicados no segundo semestre do ano de 2022. O debate acerca da saúde mental está cada vez mais presente na sociedade, visto que o tema é fundamental para a manutenção da qualidade de vida das pessoas, bem como as suas relações e vivências.

Mas afinal? O que é saúde mental? “A OMS define saúde mental como “um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade”. Podemos pensar na saúde mental também como um estado onde o indivíduo se sente capaz e disposto para lidar com as situações cotidianas, cientes do quão diversas podem vir a ser e da sua imprevisibilidade”, explica o médico, Dr.Lucas Alves, professor de psiquiatria da Faculdade Zarns Salvador.

Para o médico, vivenciar a saúde mental não depende somente da gente, mas depende muito da gente. “Destacaria três pontos do autocuidado como os principais: Alimentação saudável, bom padrão de sono e atividades físicas regulares. São os pilares da saúde mental. É importante também ter boas relações interpessoais, cultivar práticas comunitárias e espirituais, se fizerem sentido para cada um, ter metas e objetivos na vida, e persegui-los”, destaca o docente.

Buscar ajuda de auxílio profissional quando necessário é um consenso quando se fala na busca da manutenção da saúde mental. “Quando o sofrimento gera desdobramentos negativos, sejam comportamentais ou na saúde física, é fundamental que falemos com as pessoas que nos cercam, mas essencialmente com um profissional que está apto para lidar com as questões emocionais e psicológicas que podem nos afetar”, pontua o psiquiatra.

Criada em 2014 e oficializada na Lei Federal 14.556/23, a Campanha Janeiro Branco tem como objetivo principal promover e ampliar o debate sobre questões psicológicas, de forma a ajudar as pessoas a promoverem o autocuidado e vencerem o estigma sobre o tema. O movimento vem inspirando diversas ações com foco na saúde mental no país.

“Além de levantar a discussão sobre o tema, a campanha também ajuda a influenciar as ações do poder público que são fundamentais, seja na promoção do bem-estar social de forma geral promovendo acesso às necessidades básicas do ser humano, seja na promoção da saúde mental por profissionais da área, como o acesso facilitado ao tratamento quando o indivíduo apresenta uma doença mental”, conclui o médico. Foto: Marcelo Camargo /Ag. Brasil.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados