Sempre garante cuidado, acessibilidade e acesso a direitos para pessoas em situação de vulnerabilidade social no Festival da Virada

A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) promoveu garantia de direitos, acessibilidade e cuidado para pessoas em situação de rua, filhos de ambulantes, pessoas com deficiência e catadores de materiais recicláveis durante o Festival Virada Salvador 2024.

O Mirante Acessível, com vista privilegiada, rampa, sanitário adaptado, equipe formada por Audiodescritores, Intérpretes de Libras, Guias de acessibilidade com especialização em Transtorno do Espectro Autista, deficiência visual e deficiências múltiplas, dentre outras facilidades, garantiu inclusão, segurança e conforto para que 341 entre pessoas com deficiência e seus acompanhantes pudessem aproveitar todos os dias da festa.

“A Prefeitura trabalha incansavelmente para garantir políticas públicas para pessoas com deficiência e não poderia ser diferente nas festas, levando em consideração que a inclusão deles em todos os espaços, para nós, é prioridade. Portanto, trabalhamos o ano inteiro no intuito de concretizar estes direitos. A acessibilidade tem que ser regra e não exceção”, frisou o secretário da Sempre, Júnior Magalhães.

“O Mirante é super legal, o espaço é bem acessível, de frente para o palco. Daqui vemos não só o palco principal, mas também o trio. Show de bola!”, destacou Fabiana, cadeirante que utilizou o serviço.

Para assegurar acesso à alimentação para os catadores de material de reciclagem, que atuavam durante a festa, a Sempre ofertou café da manhã, na Central de Reciclagem montada dentro da Arena Daniela Mercury, para cerca de 200 pessoas por dia.

“O grupo de catadores é formado em sua grande maioria por pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza, que realizam um trabalho muito importante, mas devido à condição social, geralmente o acesso à alimentação é mais difícil. Entendendo essa necessidade, tomamos a iniciativa de ofertar um café da manhã para eles, para que pudessem iniciar o dia tendo a garantia dessa necessidade básica”, destacou o gestor da pasta.

Com a campanha “Criança Não é Mão de Obra” os técnicos da Sempre buscaram identificar e cadastrar crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil e outras violações de direitos, além de realizar os devidos encaminhamentos em articulação com a Rede e o Sistema de Garantia de Direitos. Por noite, equipes formadas por 15 profissionais, distribuídos em três equipes, percorriam toda a extensão do evento. Foram realizadas cerca de 3.100 abordagens, que resultaram nos seguintes encaminhamentos.

Nº de Cadastros Realizados – 156
Nº de Casos de Vulnerabilidade – 89
Nº de Crianças/Adolescentes em Situação de Trabalho Infantil – 53
Nº de Encaminhamentos Realizados para o Centro de Convivência – 22
Nº de Encaminhamentos Diversos (CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, outros) – 158

A população em situação de rua também contou com especial atenção do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) que continuou com o trabalho ininterrupto, e reforçou o monitoramento nos territórios onde ocorreram as comemorações, com o objetivo de realizar abordagem, escuta social, cadastro e busca ativa para identificar a incidência de violações de direitos contra a população adulta e infanto-juvenil, com especial atenção para as ocorrências envolvendo crianças e adolescentes exercendo Trabalho Infantil, além de Exploração Sexual, entre outras violências, e ofertar os serviços socioassistenciais para auxiiar na superação de vulnerabilidades. Um total de 598 abordagens foram realizadas, com os seguintes resultados:

Nº de Cadastros Realizados – 69
Nº de Encaminhamentos Diversos – 44
Nº de Acolhimentos Realizados – 74

“A avaliação que fazemos do trabalho todos esses dias é extremamente positiva. As equipes tiveram boa recepção do público, que compreendeu o trabalho realizado e apoiou. Isso nos dá força para continuar o trabalho por uma sociedade com justiça social”, finalizou Junior Magalhães. Foto: Vitor Santos/Sempre

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados