Campanha Criança Não é Mão de Obra realiza quase 700 abordagens no segundo dia do Festival Virada Salvador

Durante todos os dias do Festival Virada Salvador 2024, que acontece na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) realiza operações especiais, através da campanha Criança Não é Mão de Obra, executada conjuntamente com o Serviço Especializado de Abordagem Social. Na sexta (29), segundo dia de festa, 698 ações foram realizadas no local.

As equipes efetuam acolhimentos, bem como cadastros e identificação de menores em situação de trabalho infantil. A ações têm como objetivo garantir a inserção de crianças, adolescentes e suas famílias cadastradas na rede socioassistencial e nas demais políticas públicas na perspectiva de preservar os direitos dos cidadãos.

Durante as abordagens, os técnicos da Sempre também fazem orientação para retorno ao lar, ou encaminhamentos para o Centro de Acolhimento, Aprendizagem e Convivência (Caac) – gerido pela Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Conselho Tutelar, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), postos de saúde, Unidades de Acolhimento Institucional, dentre outros serviços socioassistenciais.

O grupo de trabalho é composto por assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais que realizam diariamente busca ativa em todo o perímetro interno e arredores da festa para identificar e cadastrar crianças e adolescentes em violações de direitos.

De acordo com a técnica de referência do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil da Sempre, Adriana Vieira, as abordagens são sinônimos de proteção para os menores. “Realizar o mapeamento das situações de risco social e violação de direitos é fundamental para garantir uma integridade digna da criança e do adolescente aqui no Festival”, afirma. Foto: Divulgação/ Sempre

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados