Saúde realiza 122 atendimentos no segundo dia do Virada Salvador 2024

Foram recolhidos 92 itens não autorizados, como garrafas de vidro e bebidas artesanais

No segundo dia do Festival Virada Salvador 2024, na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio, nesta sexta-feira (29), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) contabilizou 122 atendimentos realizados nos dois módulos assistenciais. Desses, 80,3% foram de natureza clínica, ou seja, sem gravidade; outros dois atendimentos (1,7%) necessitaram de procedimento cirúrgico e 22 foram relacionados à ortopedia (18%).

Três pessoas foram transferidas para unidades de retaguarda para continuidade do atendimento. O serviço social acolheu 68 pessoas nos módulos de saúde, o que inclui pacientes, familiares e/ ou responsáveis, e dado os devidos encaminhamentos.

Guarda Municipal – Na segunda noite do Festival Virada Salvador 2024, a Guarda Civil Municipal (GCM) realizou 72 atendimentos, sendo 49 deles referentes a apoio aos diversos órgãos municipais presentes. Além disso, foram promovidas 203 ações de patrulhamento preventivo, um crescimento de 26,9% em relação à noite anterior (160), e 168 abordagem preventivas, um aumento de 48,7% (113) em relação ao primeiro dia de festa.

Oito ocorrências foram computadas pela GCM, sendo três desacatos, dois furtos, um encaminhamento de foragido, uma desobediência e uma briga, o que representou uma redução de 20% em relação à segunda noite do ano passado. A Guarda Municipal ainda registrou 46 documentos encontrados e realizou a identificação de 564 crianças.

Iluminação – Na noite desta sexta-feira (29) não foram registrados apagões e avarias em postes localizados na Arena Daniela Mercury e entorno. No entorno da festa, foi registrada uma ocorrência envolvendo manutenção acerca de fiação exposta. O serviço foi executado e a demanda foi solucionada imediatamente para garantir a segurança da população.

Comércio, poluição sonora e publicidade – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) realizou, na segunda noite do Virada Salvador, 212 vistorias, 208 orientações e sete notificações a estabelecimentos comerciais. Além disso, foi feita a interdição do estacionamento de um posto de combustível e oito apreensões de equipamentos não licenciados (toldo de estrutura metálica, cones e cadeiras).

Os agentes do órgão também promoveram 19 remoções de publicidade irregular e 30 garrafas de vidro vazias foram recolhidas. O órgão ainda registrou 55 denúncias de poluição sonora, com a realização de 26 vistorias e 42 monitoramentos de som.

Mobilidade – Aproximadamente 86 mil pessoas utilizaram o transporte público disponibilizado na segunda noite do Festival Virada Salvador, através de estratégia montada pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). Além da frota regular, mais 46 ônibus reguladores deram apoio à operação.

Aproximadamente 330 táxis e 50 mototáxis transportaram uma média de 4 mil pessoas presentes no Festival. Foi realizada blitz de combate ao transporte clandestino de passageiros na região do Festival. Foram abordados 40 veículos dos quais quatro foram notificados por infrações diversas e foram removidos ao pátio.

Trânsito – A segunda noite do Festival da Virada Salvador 2024 manteve-se sem registros de acidentes de trânsito no entorno da Arena Daniela Mercury. Dois veículos foram removidos ao pátio da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) por estarem impactando na fluidez e na segurança da via. Os estacionamentos Zona Azul tiveram 222 vagas ocupadas no entorno da festa.

Durante todo evento, o trânsito teve boa fluidez, apresentando pontuais retenções devido à chegada do público à arena. Das 16h de sexta-feira (29) até as 4h deste sábado (30), 17.552 veículos passaram pela Avenida Octávio Mangabeira, em frente ao Centro de Convenções Salvador, no sentido Pituba, e 9.506 veículos circularam no mesmo trecho no sentido Itapuã.

Durante a Operação Respeite a Vida, 93 condutores foram abordados na segunda noite do festival. Destes, 25 se recusaram a fazer o teste e foram notificados. Onze veículos precisaram ser removidos ao pátio.

Ao longo do perímetro do evento, cerca de 40 agentes da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) estão em 14 pontos fixos atuando na operação especial montada pelo órgão municipal de trânsito.

Mulher, criança e adolescente – Em dois dias de festa, o Centro de Acolhimento, Aprendizagem e Convivência (Caac), montado pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) na Escola Municipal Luiza Mahim, acolheu 92 crianças, sendo 43 do sexo feminino e 49 do sexo masculino. Desse total, 20 crianças são da faixa etária de 0 a 3 anos, 32 crianças de 4 a 6 anos, 33 crianças de 7 a 11 anos e sete adolescentes de 12 a 17 anos.

O Centro de Referência de Atenção à Mulher (Cram) registrou 61 atendimentos psicossociais e jurídicos. Foram computados, ainda, 33 casos de importunação sexual e 181 buscas por informações.

Assistência social – A campanha de combate ao trabalho infantil: Criança Não é Mão de Obra realizou 698 abordagens na segunda noite de Festival Virada Salvador 2024, na Arena Daniela Mercury. Foram 57 cadastros realizados, 47 casos de vulnerabilidade identificados, 11 crianças em situação de trabalho infantil, oito encaminhamentos realizados para o Caac e 32 encaminhamentos para os serviços da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre).

As equipes de abordagem social realizaram 118 abordagens, dez cadastros efetuados, 12 encaminhamentos diversos e 14 acolhimentos a pessoas em situação de risco social. Já o Mirante Acessível atendeu 35 pessoas com deficiência e 24 acompanhantes.

Ouvidoria – A Ouvidoria Geral do Município (OGMS) contabilizou, no segundo dia do Virada Salvador, 426 registros feitos pela equipe volante na Arena e a Central 156. Do total, a maioria foi referente a informações sobre serviços oferecidos no festival, elogios sobre estrutura e atrativos, sugestões de melhoria para a festa e solicitações de suporte dos órgãos envolvidos na festa.

O posto de atendimento da Ouvidoria está localizado ao lado do Palco Brisa, com equipe volante por toda Arena, além da Central 156 operando 24h.

Salvamento marítimo – A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), não registrou ocorrências de afogamento ou criança perdida na praia da Boca do Rio, até as 8h deste sábado (30). Os salva-vidas realizaram 94 ações preventivas e realizaram um socorro em via.

Comércio ambulante – A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) realizou, na segunda noite de festa, ações de ordenamento, orientação de ambulantes e organização do espaço público. Foram recolhidos 92 itens não autorizados, como garrafas de vidro e bebidas artesanais, dentre outros, que podem causar riscos à segurança dos cidadãos. Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados