Festival Virada Salvador: campanha da Transalvador alerta sobre o perigo de beber e dirigir

Por mais um ano, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) faz um alerta para conscientizar a população sobre a importância de adotar posturas responsáveis no trânsito durante o Festival Virada Salvador. A autarquia municipal instalou itens de sinalização (blimps) com frases educativas e veículos acidentados ao longo da Av. Octávio Mangabeira, nas proximidades da Arena Daniela Mercury, onde acontece os festejos.

A campanha visa chamar a atenção sobre as consequências que as imprudências no trânsito podem trazer, especialmente a ingestão de bebida alcoólica. “Com esta ação queremos conscientizar a todos que vierem para o Festival para que não se descuidem e evitem, principalmente, dirigir após terem ingerido bebida alcoólica. Pedimos que optem por transporte coletivo ou veículos por aplicativo. A alegria da festa não combina com desrespeito às regras de trânsito”, afirma Decio Martins, superintendente de Trânsito de Salvador.

Cuidados – De janeiro a novembro de 2023, a capital baiana teve 3.213 sinistros de trânsito, resultando em 3.793 feridos e 99 vítimas fatais. Os principais fatores de risco de acidentes são provenientes da ação humana e podem ser evitados: o excesso de velocidade, o uso de celular na direção e conduzir após consumir bebida alcoólica.

Também neste período, mais de 4,2 mil condutores soteropolitanos foram autuados pelo órgão de trânsito por terem desrespeitado algum dispositivo da Lei Seca. O número representa cerca de 7% do total de abordados na Operação Respeite a Vida, realizada diariamente pela Transalvador a fim de coibir os que insistem em conduzir após consumir bebida alcoólica.

Operação para a Virada – A Transalvador montou uma operação especial de trânsito nas imediações da Arena Daniela Mercury, na Orla da Boca do Rio, durante a realização do Festival Virada Salvador 2024, entre os dias 28 de dezembro e 1º de janeiro. A estratégia visa garantir a mobilidade no trânsito e proporcionar maior segurança aos baianos e turistas que forem curtir as atrações.

Assim como em anos anteriores, não será realizada interdição do tráfego de veículos na região. Os esforços estarão concentrados na segurança dos pedestres e na mobilidade do trânsito na Avenida Octávio Mangabeira, tanto no sentido Itapuã quanto no sentido Pituba.

Para garantir uma melhor fluidez no trânsito e adequada orientação para pedestres e condutores, são instalados painéis de mensagem, faixas e banners nos dois sentidos da via principal, para orientação do público sobre a travessia de pedestres, embarque e desembarque, pontos de ônibus, táxi e mototáxi, e sobre locais onde é proibido parar e estacionar.

As viaturas estarão posicionadas em locais estratégicos para iniciar o acompanhamento e ordenamento do trânsito na região. A operação será realizada de forma mais ostensiva a partir das 15h, horário previsto para o início do movimento de chegada do público para o início dos shows. A fiscalização será intensificada no entorno do evento, para evitar paradas e estacionamentos irregulares na Avenida Octávio Mangabeira. Haverá 14 pontos fixos de fiscalização, além de quatro áreas para fiscalização em rondas, nos bairros do Stiep e Boca do Rio. Foto: Ascom Transalvador

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados