Operação Cyber Shield combate crimes de extorsão contra autoridades públicas

A PCDF, por intermédio da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos— DRCC-, com apoio das Polícias Civis dos Estados de São Paulo e da Bahia, e do Laboratório de Operações Cibernéticas — Diopi/Senasp/MJSP, deflagraram, nesta manhã (28), a Operação Cyber Shield. A ação tem por objetivo combater os crimes de extorsão praticados por organizações criminosas (Orcrim) na internet.

Os policiais cumprem cinco mandados de busca e apreensão e prisões temporárias nos Estados de São Paulo (PCSP) e na Bahia (PCBA). As diligências contam com a participação tático-operacional do Grupo Especial de Reação (GER) da PCSP; da Divisão de Operações Especiais— DOE/PCDF e do Deic da PCBA.

Crime Cibernético

As investigações da DRCC identificaram uma Orcrim que extorquia pessoas que acessavam conteúdo sexual em grupos do aplicativo de troca de mensagens, criados pelos criminosos, para atrair as vítimas, principalmente moradoras do Distrito Federal — que atuavam em importantes cargos públicos— e/ou familiares de autoridades públicas.

Modus Operandi

Após identificar vítimas que possuiam tais características, os criminosos aprofundavam as pesquisas por meio de acesso indevido em bases de informações sigilosas pertencentes à segurança pública.

Durante os contatos e conversas, os criminosos exigiam sucessivas transferências de Pix em troca de deixar as vítimas em paz.

Conexão com facções criminosas

Durante as investigações, foi constatado que os indivíduos operavam distribuídos pelos municípios de Feira de Santana e Salvador/BA, Pirituba e São Paulo/SP e tinham conexão com facções criminosas nesses estados. (Ascom/DGPC)

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados