Bruno Reis assina ordem de serviço para reconstrução de escola em Mata Escura

Às vésperas da virada de ano, uma unidade da rede municipal de ensino de Salvador chegará a 2024 completando cinco décadas de existência e ganhará uma nova estrutura em alto padrão: é a Escola Municipal Maria Constança, em Mata Escura. A ordem de serviço para demolição e reconstrução do imóvel foi assinada pelo prefeito Bruno Reis nesta quinta-feira (28), na própria unidade, situada na Rua Benjamin Abdon, 338.

Também estiveram presentes na ocasião o titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Thiago Dantas, demais autoridades e comunidade escolar. Com investimento de R$12 milhões, a intervenção deverá durar 16 meses e vai ampliar a oferta de vagas na rede municipal para o Ensino Fundamental I e II – a capacidade de atendimento será de 735 alunos por turno. Esta é a última obra a ser iniciada pela Prefeitura em 2023.

De acordo com o prefeito Bruno Reis, já foram entregues 20 escolas completamente reconstruídas e outras 30 estão em fase de reconstrução ou terão as obras iniciadas no próximo ano. “Em nenhum momento dessa cidade se construiu tantas escolas em tão pouco tempo. E a Maria Constança, assim como as demais novas escolas, não vai dever em nada a qualquer escola particular de Salvador. Entendemos que a criança precisa de motivação para vir para a escola e construir uma escola de qualidade, toda equipada, climatizada, com kit multimídia e os recursos mais modernos que existem de tecnologia, além da merenda escolar, permite isso”, afirmou.

Transformação – O prédio antigo com apenas nove salas e alguns problemas nas instalações, dará lugar a uma escola totalmente climatizada. São 3.509,63m² de área construída, com 21 salas de aula, acessibilidade total, sistema de reutilização de água pluvial e captação de energia solar, auditório, laboratório de Ciências e Matemática, laboratório de Informática, parque infantil, sala de AEE, elevador, recreio coberto e descoberto, depósito de merenda, sala de leitura, depósito de material didático, sanitários para pessoas com deficiência (PCD), dentre outros equipamentos para garantir o conforto e aprendizado dos estudantes e toda a comunidade escolar.

A diretora da unidade, Jaqueline Alves, afirmou que a reconstrução da escola é uma ação superpositiva para os moradores e chegou em um momento oportuno, já que o imóvel estava em estado avançado de degradação. “Essa é uma escola de tradição e está presente na família de praticamente todos os moradores daqui. Todos têm um filho, uma mãe ou um irmão que estudou na Maria Constança. Aqui é uma comunidade de potência e essa escola faz parte disso”, relatou.

Aluna da Educação de Jovens e Adultos, Rita dos Santos, de 45 anos, era só felicidade com a iniciativa municipal. “A escola aqui realmente estava precisando da reforma, tava bem feia. Quando reformar vai ficar muito bonita e valorizar o nosso bairro, que merece essa chance de ver uma escola reformada. As crianças vão ficar mais animadas para estudar. A Prefeitura está de parabéns, porque essa escola é a nossa prioridade para que os jovens saiam do caminho do mal e sigam o caminho do bem”, avaliou.

“Este será um equipamento completo, dentro da missão de melhorar ainda mais a infraestrutura da rede municipal de ensino de Salvador. Junto com os investimentos feitos na área pegagógica, a Prefeitura quer tornar a Educação da capital uma Educação de excelência”, declarou o secretário Thiago Dantas.

Boxes – O prefeito Bruno Reis ainda anunciou que, ao lado da Escola Municipal Maria Constança, estão sendo construídos boxes para abrigar os 13 permissionários que trabalhavam próximo ao Terreiro do Bate Folha. Os comerciantes foram relocados devido à obra de ligação Mata Escura-BR-324, e passarão a atuar em um local com melhor infraestrutura, conforto e segurança. A nova via está prevista para ser entregue na segunda quinzena de fevereiro. Foto: Valter Pontes/Secom PMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados