Cidade da Luz realiza almoço natalino para pessoas em situação de vulnerabilidade social

Aconteceu neste domingo, 24 de dezembro, na Cidade da Luz, em Pituaçu, Salvador, a tradicional festa natalina da instituição. Com 45 anos de existência, a Casa, fundada e presidida pelo médium José Medrado, desenvolve programas socioassistenciais e mantém-se firme no compromisso contínuo de fazer o bem e atender pessoas em maior vulnerabilidade social.

O almoço contou com frutas da época e cremosão na entrada; penne natalino com peito de frango desfiado, passas, azeitonas, cenoura, molho de tomate e beterraba no prato principal; manjar de coco com calda de goiaba na sobremesa; e distribuição de água, suco, refrigerante diet e normal.

Ao som de música eletrônica comandada pelo DJ Vítor e recreação com música e dança orientada por monitores, Papai Noel e um Duende, as famílias presentes receberam uma cesta dupla de alimentos não perecíveis e panetone, as crianças até 13 anos ganharam um presente especial e os adultos um kit de higiene. O evento solidário recebeu cerca de 400 pessoas de famílias ligadas ao MORHAN (Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase), à APALBA (Associação de Portadores de Albinismo da Bahia) e à comunidade de Santa Luzia do Pilar, que são atendidas pela Cidade da Luz.

A equipe de voluntários foi composta por mais de 30 colaboradores, diretamente envolvidos na organização, preparo da alimentação, recepção aos convidados e atenção aos assistidos-convidados.

Cidade da Luz

A Cidade da Luz existe há 45 anos, desde a fundação do seu primeiro núcleo, o Centro Espírita Cavaleiros da Luz, mantendo-se no compromisso contínuo em atender pessoas em maior vulnerabilidade social. Entre seus projetos destacam-se o Centro de Cultura e Arte Pai João (CCAPJ), a Escola Carlos Murion, o Ambulatório Dr. Bezerra de Menezes, a Caravana Fraterna Carlos Murion, o Grupo de Assistência Chico Xavier, o Núcleo de Psicologia Pablo Duran e o Busão da Solidariedade.

Como a instituição não tem fins lucrativos, os diversos projetos de assistência social são mantidos através de doações. Ao longo do ano, também são realizados eventos para arrecadação de recursos, tais como rifas, bazares, jantares, dentre outros. Na casa, há ainda o Espaço Renoir, que expõe obras mediúnicas, telas e esculturas, produzidas por José Medrado e o Brechó da Luz. O valor arrecadado com as vendas destes itens também é destinado às obras assistenciais, desenvolvidas pela Casa.

Projetos:

Centro de Cultura e Arte Pai João: Realiza ações socioeducativas e culturais, com oficinas gratuitas de hip hop, ballet, capoeira e jiu jitsu; oficinas de beleza-cabeleireiro; ginástica para mães; cãoterapia; além de cursos em parceria com o SESC

Escola Carlos Murion: A unidade educacional funciona, em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador, oferecendo Educação Infantil e Ensino Fundamental, com capacidade para 300 estudantes.

Ambulatório Dr. Bezerra de Menezes: Oferece assistência de saúde gratuita para a população carente, através de consultas com profissionais de saúde e primeiros atendimentos.

Caravana Fraterna Carlos Murion e o Grupo de Assistência Chico Xavier: Iniciativas visam dar assistência a pessoas em situação de risco social, através de voluntários, bem como a outras instituições (abrigos e asilos), oferecendo encaminhamento médico e odontológico.

Busão da Solidariedade: Concebido para oferecer banho e alimentação gratuitamente para públicos bastante diversificados, formado por jovens em situação de risco social, pessoas desalentadas que estão passando por dificuldades econômicas graves e foram para as ruas, cadeirantes, usuários de substâncias psicoativas, vítimas de preconceito por gênero, entre outros,

Núcleo de Psicologia Pablo Duran: Oferece atendimento psicológico a pessoas de baixa renda, contando com psicólogos voluntários. Foto: Divulgação

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados