Mais de 10 praias estão impróprias para o banho em Salvador; confira lista

O Boletim de Balneabilidade divulgado pelo Inema analisa a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, ou seja, direto e prolongado, onde a possibilidade de ingestão é elevada.

No período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças. Além disso, é desaconselhável, ainda em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.

Os critérios adotados pelo Inema estão definidos na Resolução CONAMA nº 274, de 29 de novembro de 2000. Adotou-se a Escherichia coli como indicador microbiológico, para avaliação da restrição. A E. coli é uma bactéria abundante em fezes humanas e de animais, tendo, somente, sido encontrada em esgotos, efluentes, águas naturais e solos que tenham recebido contaminação fecal recente.

A amostragem é feita, preferencialmente, no dia de maior afluência do público às praias. A balneabilidade é considerada Imprópria quando a densidade de E. coli for superior a 800 UFC/100 ml, em duas ou mais amostras, de um conjunto de cinco semanas, coletadas no mesmo local ou o valor obtido na última amostragem for superior a 2000UFC/100ml.

Mesmo apresentando baixas densidades de bactérias fecais, uma praia pode ser classificada na categoria Imprópria quando ocorrerem circunstâncias que desaconselhem a recreação de contato primário, tais como: derramamento de óleo; extravasamento de esgoto; ocorrência de maré vermelha; floração de algas potencialmente tóxicas ou outros organismos e surtos de doenças de veiculação hídrica (Baseado no Art. 3º, §º1, CONAMA 274/2000).

Baixe o aplicativo “Vai Dar Praia”, disponível para dispositivos móveis com sistema operacional Android e iOS, e confira a qualquer momento as informações sobre a qualidade das praias. Foto: Inema

Veja abaixo a lista das praias impróprias para banho, divulgada no dia 22/12/2023

SALVADOR

Periperi – Na saída de acesso à praia, após travessia da via-férrea;
Bogari – Em frente ao Colégio da PM (antigo Colégio João Florêncio Gomes);
Penha – Em frente à barraca do Valença;
Bonfim – Ao lado da quadra de esportes, em frente à rampa de acesso à praia;
Pedra Furada – Atrás do Hospital Sagrada Família, em frente à ladeira que dá acesso à praia;
Canta Galo – Atrás das antigas instalações da FIB, Rua Agrário Menezes. Junto à rede coletora de esgotos do Bahia Azul;
Marina Contorno – Na Av. Contorno, entre a Marina e o Restaurante do Amado;
Santa Maria – Em frente ao Mar Azul hotel, limítrofe ao Hospital Espanhol, em frente à escada de acesso à praia;
Rio Vermelho – Próximo à escada de acesso à praia, em frente à igreja Nossa Senhora de Santana;
Boca do Rio – Em frente ao posto Salva Vidas;
Itapuã – Próximo à escada de acesso à praia, em frente à Rua Sargento Waldir Xavier; Itapuã – Em frente à Sereia de Itapuã.

BAÍA DE TODOS OS SANTOS

Madre de Deus – Em frente à Câmara Municipal de Madre de Deus; Gameleira – Em frente à Cruz da Gameleira.

COSTA DAS BALEIAS – LITORAL EXTREMO SUL

Todas as praias monitoradas, pelo Inema, estão próprias para o banho.

COSTA DO CACAU – LITORAL SUL

Marciano – Próximo ao Bar Litrão; Malhado – Próximo à escultura da sereia.

COSTA DO DENDÊ – LITORAL BAIXO SUL
Guaibim – Em frente à Praça principal de Guaibim.

COSTA DO DESCOBRIMENTO – LITORAL EXTREMO SUL

Todas as praias monitoradas, pelo Inema, estão próprias para o banho.

COSTA DOS COQUEIROS – LITORAL NORTE

Buraquinho – A cerca de 200 m da foz do Rio Joanes; Jauá – Na Orla de Jauá, em frente ao Condomínio Sol do Jauá; Arembepe – Em frente à casa dos pescadores e Igreja de Arembepe; Barra do Jacuipe – Em frente ao Condomínio Sol Marina Jacuípe; Imbassaí – Em frente às barracas de praias da localidade, próximo à foz do Rio Imbassaí; Rio Catana – Acesso por Massarandupió. Imprópria; Rio Imbassaí – Próximo à foz do Rio Imbassaí; Rio Imbassaí – Na cachoeira da D. Zilda; Rio Capivara Grande – Sob a ponte do Emissário.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados