Salvador registra fortes chuvas, raios e trovões, acompanhados por rajadas de vento acima de 63 km/h

A cidade de Salvador registrou, no final da tarde desta quarta-feira (20/12), fortes chuvas, raios e trovões, acompanhados por rajadas de vento acima de 63 km/h, sendo este o maior pico registrado no ano de 2023. Isso se deu em decorrência da atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que ocasionou alagamentos, quedas de árvores, destelhamentos entre outros.

A normal climatológica esperada para todo o mês de dezembro é de 63,4mm. Porém, em apenas duas horas, em diversos pontos da capital, foram registrados acumulados de chuva em torno dos 50,0mm, com na região da Palestina. Fazendo o comparativo com os dados aqui apresentados, foram registrados índices pluviométricos expressivos em relação à média esperada no mês de dezembro.

Nas últimas 12h, os 10 maiores acumulados chuvas registradas pela Defesa Civil de Salvador foram: Alto do Cabrito (64,6mm), Saramandaia (63,6mm), Campinas de Brotas (63,4mm), Nova Esperança (62,1mm), Itacaranha (61,4mm), Calçada (59,4mm), Liberdade – Vila Sabiá (58,8mm), Pituba – Parque da Cidade (58,0mm), Palestina (57,8mm) e Bom Juá (57,6 mm).

A Defesa Civil alerta para que a população, ao observar qualquer sinal de perigo, disque 199, solicitando ajuda, e se retire para um local seguro até a chegada da equipe técnica especializada da Codesal. Foto: Repórter Hoje

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados