Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência empossa nova mesa diretora

A nova Mesa Diretora para o biênio 2024/2025 do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comped) de Salvador foi empossada na última quarta-feira (14), com as presenças da vice-prefeita e secretária de Saúde, Ana Paula Matos e do secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães. A cerimônia foi realizada no auditório da Sempre, ocasião em que a ex-presidente Silvanete Brandão transmitiu o cargo para a diretora de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência (DPCD) da Sempre, Daiane Pina.

Além dela, representantes do Instituto Guanabara, Associação de Microcefalia e Acolhimento com Empatia (Amae), Associação Meu Sorriso, Associação Baiana de Cegos, Associação de Mães e Amigos e Pais Extraordinários (Amape), Associação Unidos pelo Amor, Lar Fonte da Fraternidade, bem como das pastas de Saúde (SMS), Mobilidade (Semob), Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e Reparação (Semur) compõem o Conselho.

A vice-prefeita reafirmou que a administração municipal permanece de mãos dadas com o Conselho. “Desejo sucesso a nova diretoria e reitero que a Prefeitura vai trabalhar em conjunto com o Comped, no alcance dos direitos da pessoa com deficiência, construindo políticas públicas efetivas em prol de uma sociedade mais diversa, inclusiva e com equidade”, declarou Ana Paula.

O secretário da Sempre, Júnior Magalhães, reafirmou o compromisso com a causa e aproveitou a oportunidade para conclamar que a sociedade civil se una cada vez mais ao poder público, de forma a fortalecer as políticas públicas para pessoas com deficiência. O gestor da pasta ainda estabeleceu como meta para o próximo biênio a criação do Plano Municipal da Pessoa com Deficiência, que vai levar em consideração as necessidades e demandas dessa parcela da população. “Muitos progressos estão ocorrendo, mas os desafios ainda são bastante grandes”, pontuou.

Daiane Pina destacou o orgulho em assumir mais uma missão voltada para o público em que já atua, e prometeu dar continuidade às políticas públicas que a Sempre vem executando. “Em parceria com a organizações sociais, sociedade civil, mães, mulheres, pessoas com deficiência e também as que não fazem parte de nenhuma associação, mas que fazem parte do nosso município e tem todo direito como outra pessoa qualquer”, assegurou, completando que as pessoas com deficiência precisam exercer papéis de protagonismo. “Afinal, somos todos iguais”, discursou.

Silvanete Brandão, que é presidente da Associação Baiana dos Deficientes Físicos (Abadef), reafirmou ter rompido barreiras nesses dois anos de gestão ao elencar que lidar com o preconceito não é fácil. “A pauta do capacitismo foi a mais cobrada, mas também a mais colocada em prática, o que para nós é um grande avanço”, concluiu. A ex-presidente do Comped também ressaltou que a Prefeitura, através da Sempre, teve a sensibilidade para fazer a parceria avançar e que o tema seguirá em pauta no próximo biênio.

Atuação – O Comped de Salvador é um órgão representativo que existe há 13 anos e tem por missão fomentar e acompanhar a execução das políticas públicas voltadas para as pessoas com algum tipo de deficiência, no âmbito municipal, assim como articular as ações com outras esferas do Poder Público, como os governos Estadual e Federal. Os 18 titulares e 18 suplentes passam a ter atuação nos segmentos das deficiências visual, auditiva, intelectual, física, síndromes e direitos humanos. Foto: Vitor Santos/Sempre PMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados