Semae Liberdade celebra 18 anos de existência e contabiliza mais de 20 mil consultas em 2023

O Serviço Municipal da Atenção Especializada à Saúde (Semae) Liberdade completou a maioridade neste mês. Implantado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em 1º de dezembro de 2005, como parte da estrutura do Multicentro Professor Bezerra Lopes, o espaço garante, ao longo de 18 anos, acolhimento para pessoas que vivem com HIV/Aids, hepatites virais e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) na capital.

Atualmente, estão cadastrados na unidade 3.927 pacientes com HIV. De janeiro a novembro deste ano, foram dispensados 59.258 medicamentos antirretrovirais e, até o momento, foram realizadas 21.247 consultas. “São 18 anos de história, garantindo assistência cada vez mais humanizada, com uma equipe multidisciplinar dedicada, prestando atendimentos ambulatoriais especializados para garantir prevenção e tratamento de ISTs”, comemorou a vice-prefeita e secretária da Saúde, Ana Paula Matos.

O Semae Liberdade mantém há pouco mais de um ano os atendimentos de PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV), que consistem na disponibilização de medicamento antirretroviral para pessoas que não vivem com o HIV, com o objetivo de reduzir o risco de infecção pelo vírus nas relações sexuais. Ao todo, são beneficiados 313 usuários com cadastro ativo na modalidade de atendimento.

O usuário que buscar o serviço encontrará uma equipe multidisciplinar, formada por infectologistas, hepatologista, psicólogo, nutricionista, dentistas, assistente social, farmacêutica e equipe de enfermagem.

Também são realizados na unidade coleta de exames de monitoramento (carga viral e linfócitos T CD4+/CD8) e outros laboratoriais necessários para o cuidado integral dos usuários. A unidade ainda dispõe de dispensação de medicamentos antirretrovirais (ARV) com orientações farmacêuticas; tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis; distribuição de insumos de prevenção, testagem rápida com aconselhamento pré e pós-teste, além de atividades educativas para adesão ao tratamento e para prevenção e controle de outras ISTs.

O atendimento funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h, no anexo do 3º Centro de Saúde, localizado na Rua Lima e Silva, nº 217, no bairro da Liberdade.

Celebração – Em celebração aos 18 anos do Semae, equipes de saúde envolvidas na atuação do equipamento especializado realizaram uma comemoração na última quinta-feira (14), além de homenagear a profissional Cátia Maria Maia, que atua na unidade desde o início com acolhimentos voltados para serviços relacionados à assistência social. Foto: Paulo Almeida/SMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados